Automec 2013 retrata preocupação com mão de obra do setor

Automec 2013 retrata a preocupação com a mão de obra do setor

A Automec - Feira Internacional de Autopeças, Equipamentos e Serviços – apresentará, entre as novidades da 11ª edição, uma Oficina Modelo, área que funcionará como uma oficina mecânica de altíssimo nível para automóveis, oferecendo a possibilidade de colocar em funcionamento máquinas, equipamentos e ferramentas, exatamente como é feito nos locais especializados.

A ideia da feira entra em sincronia com a preocupação do Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores – Sindipeças, em relação à educação profissional e otimização do espaço de trabalho. Este ano, a entidade em parceria com a Fiat e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), vai realizar a terceira edição do lato sensu em Engenharia de Produção com Ênfase em Lean Manufacturing. 
 
O objetivo do curso é incentivar a qualificação profissional, especialmente das equipes de pequenas e médias empresas. O início das aulas é previsto para o mês de abril, com aulas presenciais (na UFSC) e por videoconferência, na sede do Sindipeças, em São Paulo.  O incentivo é importante para manter a retomada de crescimento do setor no país, que começou a reagir em agosto de 2012, quando a indústria registrou 10,6% de alta, a maior da história brasileira, resultado da redução do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI). O setor automotivo representa um quinto de toda a indústria do Brasil.
 
Outro fator de fomento é o novo regime automotivo, Inovar-Auto. De acordo com o presidente do Sindipeças, Paulo Roberto Rodrigues Butori, “o novo regime estimula a inovação tecnológica para o fortalecimento da cadeia de produção automotiva no Brasil. Isso faz com que a capacitação da mão de obra do setor de autopeças, em todos os níveis, seja ainda mais necessária”. Para o Sindicato, os investimentos no setor em 2013 devem somar US$ 1,87 bilhão, valor que reflete início de retomada de crescimento.
 
A Automec acontece entre os dias 16 e 20 de abril no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo. Realizado pela Reed Exhibitions Alcantara Machado, o evento tem a participação de empresas como Dayco, Delphi, Goodyear, Magneti Marelli – Cofap, Mahle Metal Leve, Mann Filter, NGK, Robert Bosch, Sabó, SKF, Valeo, entre outras.
 
Serviço
Automec - 11ª Feira Internacional de Autopeças, Equipamentos e Serviços
Data: 16 a 20 de abril de 2013
Horário: 10h às 19h - Sábado das 9h às 17h
Local: Pavilhão de Exposições do Anhembi
Av. Olavo Fontoura, 1.209 - Santana São Paulo - SP