Com salário inicial de R$ 6 mil, engenheiro naval está em alta no mercado

Grandes investimentos para a exploração de petróleo valorizam o profissional

 

A profissão do engenheiro naval está passando por bons momentos no mercado de trabalho: os grandes investimentos para exploração de petróleo no mar valorizam o profissional. Ou seja, há um aumento significante no número de vagas por exigir mais navios, plataformas e embarcações de apoio para as indústrias petroleiras.
 
De acordo com o diretor de operações e negócios Carlos Daher Padovezi, a formação do engenheiro naval é similar ao de engenheiro mecânico, mas com alta especialização em projetos de construção de navios e plataformas marítimas.
 
"Existe um leque de atividades para o engenheiro naval . Então, o engenheiro pode desempenhar seu trabalho em empresas para a construção de estaleiros e navios, plataforma de estudos e na área de operação e inspeção", explica. 
 
O salário inicial para o profissional recém-formado fica em torno de R$ 6 mil. Além da alta remuneração, empresas renomadas investem para os engenheiros adquirirem experiências no exterior para acompanhar construções. 
 
"Ao ingressar na profissão, o engenheiro naval já tem que estar disposto a viajar muito", diz Padovezi. 
 
A atividade é considerada importante no País. Desde o ano 2000, Padovezi afirma que houve um crescimento na profissão devido aos grandes investimentos na exploração do petróleo. "A tendência é que esta evolução permaneça por mais uma década, pois, o mercado de trabalho atual está aquecido tanto para estaleiros quanto para inspeção e operação", avalia.