Existem alguns procedimentos especiais que se destinam não só à limpeza, mas a outros objetivos específicos.
Estes procedimentos são aqui descritos.

 

Gravura Profunda

Pode ter vários objetivos como:

  • Ataque de cristais de uma amostra metalográfica
  • Obtenção de superfícies rebaixadas em cilindros de impressão
  • Gravura de letras em metais

É executada por processos químicos ou eletrolíticos, sendo os últimos mais precisos. O assunto não será tratado aqui, mas pode ser procurado em literatura especializada, que aborda também os processos de carimbagem e inscrição com arco elétrico.

 

Remoção da Ferrugem através de Pastas

Tem por objetivos remoção de ferrugens e sais formados sem a influência da temperatura, por ação atmosférica ou química.

Usa a aplicação de pastas preparadas com substâncias portadoras orgânicas que contém ácidos ou bases e inibidores da evaporação. As pastas ácidas devem conter inibidores especiais.

O tempo de atuação pode chegar a vários dias. Em seguida as superfícies devem ser lavadas, neutralizadas e secas. A eficiência do método é restrita se as superfícies estiverem ao tempo. As peças limpas devem ser cobertas por pintura protetora assim que termine o processo.

Uso: para instalações estacionárias com grandes superfícies que não permitam decapagem ou limpeza mecânica

OBS: bloqueios de uniões parafusadas ou ajustadas causados por temperatura não podem ser soltos por decapagem. Nestes casos recomenda-se o aquecimento.

 

Remoção das Incrustações de Caldeiras e outras Máquinas

Tem por objetivo remover carepa, ferrugem e demais depósitos em caldeiras de vapor, trocadores de calor , recipientes e condutores de água ( estrangulamentos).

Usa a aplicação de ácidos diluidos, alternada com a aplicação de soluções alcalinas. Óxidos de ferro de baixa solubilidade, depósitos orgânicos e inorgânicos podem ser dissolvidos por processos especiais, empregando elevação de temperatura.

O processo é eficiente pois atinge com a mesma qualidade locais inacessíveis a outros métodos de limpeza.

Cuidados: o uso de inibidores com ação protetora garantida é essencial para que possam ser empregados até a temperatura de ebulição.

 

Remoção de revestimentos velhos por decapagem

Tem por finalidade remover revestimentos velhos ou defeituosos.
Processos químicos ou eletrolíticos são os mais usuais

Agentes: para os revestimentos delgados de cromo usa-se ácido clorídrico diluido 1:1. para revestimentos mais espessos (cromo duro) usa-se solução alcalina à temperatura ambiente.
Para os revestimentos de níquel usa-se mistura de ácido sulfúrico e ácido nítrico com aditivos.
Para depósitos de cobre, zinco,estanho e metais nobres usam-se banhos especiais, alcalinos ou ácidos.
Para camadas velhas de fosfatos, usa-se ácido clorídrico ou nítrico, diluidos

Cuidados: o manuseio de soluções contendo cianetos deve ter rigorosa precaução. O mesmo se aplica à remoção de esmaltes em soluções altamente concentradas ou banhos fundidos.