Análogo ao processo de remoção de graxa por método eletrolítico, empregando o desenvolvimento de gás para aumento da eficiência.

Tipos de Processos Eletrolíticos

Bullard-Dunn: neste método as peças são ligadas ao cátodo. O anodo é feito de chumbo ou de estanho, e o eletrólito contém ácido sulfúrico. O hidrogênio se forma e quebra a camada de óxido e as supefícies limpas recebem imediatamente um revestimento fino de chumbo ou estanho.
O processo pode ser aplicado a todos os aços , incluindo os aços Cr-Ni e Cr-Mo.
Trabalha com muita eficiência dentro de amplos limites de concentração e densidade de corrente.
As dimensões e dureza das peças não são alteradas.
É indicado para moldes de fundição com carepa e peças de precisão temperadas.

Decapagem anódica: neste processo usam-se ácidos inorgânicos e aditivos, especialmente para os aços, alumínio e suas ligas. Um controle rigoroso é necessário.
Este processo é indicado para peças com roscas que deverão passar por posterior galvanização. A pouca remoção do material do núcleo da rosca corresponde a um menor depósito na galvanização ( decapagem de precisão).

Processo com Condutor Central: são banhos fortemente alcalinos ( ou com substâncias fundidas), combinando altas densidades de corrente e altas temperaturas. O eletrólito é uma solução diluida de ácido clorídrico ou ácido sulfúrico.
As peças são suspensas sem ligação metálica com a fonte de energia elétrica, entre o cátodo e o anodo. Não existe portanto problemas de fixação ou contato deficiente.
A corrente passa de um eletrodo para o outro através da peça ( condutor central), provocando decapagem da superfície na entrada e saida.
Decapagem mais uniforme é conseguida por inversão intermitente dos polos.

É empregado para a decapagem de arames, chapas, tiras e peças miudas, (acondicionadas em cestas).

Variantes: Remoção Simultânea de Graxa e Ferrugem
Pode ser conseguida por banho altamente alcalino concentrado, usando corrente contínua e elevação da temperatura. O ultrassom também é empregado com sucesso na dacapagem.