Introdução

A condição essencial para a obtenção de um revestimento perfeito é o grau de absoluta limpeza da superfície a ser revestida. A maioria dos defeitos que aparecem durante a operação de revestimento devem-se a um tratamento preliminar deficiente, ou seja, a superfície não estava livre de sujeiras e depósitos.

A limpeza, tanto de peças como de instalações enferrujadas, cobertas de óleo e/ou sujeira é efetuada através de processos idênticos ou similares.

As duas operações de limpeza: desengraxamento e decapagem

Genericamente pode-se identificar duas operações de limpeza no tratamento preliminar:

  • eliminação da graxa e da sujeira menos aderida, operação denominada na indústria como desengraxamento.
    O desengraxamento pode ser efetuado por meios químicos , utilizando diferentes tipos de solventes – orgânicos e inorgânicos, banhos eletrolíticos e técnicas de ultrassom.
    Ver detalhamento
  • eliminação dos componentes não metálicos ligados quimicamente, principalmente carepas e óxidos , conhecida como decapagem.
    A decapagem pode ser efetuada por meios mecânicos e térmicos . Nesta operação são removidas as carepas de laminação e de recozimento, as camadas de ferrugem e óxidos , a escória de soldagem, os resíduos salinos e frequentemente também a casca de fundição.
    Ver detalhamento

Existem ainda outros procedimentos que não são exatamente métodos de limpeza, mas também relevantes como tratamentos de superfícies. São eles: