O que são: Furadeiras são máquinas que têm como função principal executar furos nos mais diversos tipos de materiais. Para tanto o motor da furadeira aplica uma alta velocidade de rotação a uma ou várias brocas que serão responsáveis pela remoção de material desejada. Para as diferentes condições de perfuração requeridas, foram criados diferentes modelos de furadeiras. Antes de se escolher a furadeira ideal para o trabalho a ser realizado devem ser avaliados os seguintes aspectos:

  • Forma da peça;
  • Dimensões da peça;
  • Número de furos a serem abertos;
  • Quantidade de peças a serem produzidas;
  • Diversidade no diâmetro dos furos de uma mesma peça;
  • Grau de precisão requerido.

Classificação das Furadeiras

Furadeiras Portáteis

A força de avanço vem do operador que força a furadeira contra o material, enquanto a rotação vem de um motor da própria furadeira. As furadeiras caseiras classificam-se como portáteis.

É utilizada comumente em peças já montadas onde a posição do local a ser perfurado impede a utilização de furadeiras mais precisas.

 

Furadeiras Sensitivas

Utilizada para pequenas perfurações. O avanço do mandril se dá por meio de uma alavanca que o operador faz avançar aos poucos, assim sentindo o avanço da broca dentro do material. Por isso leva o nome sensitiva.

Furadeira Sensitiva
Furadeira Sensitiva

 

Furadeiras de Coluna

As furadeiras de coluna se caracterizam por apresentarem uma coluna de união entre a base e o cabeçote. Esse arranjo possibilita a furação de elementos com as formas mais diversificadas, singularmente e em série.

Furadeira de coluna
Furadeira de coluna

 

Furadeiras de Árvores Múltiplas

Úteis para trabalhos em peças que têm que passar por uma série de operações, como furar, contrapuncionar, mandrilar, alargar furos e rebaixar cônica e cilindricamente.

Furadeira de Árvores Múltiplas
Furadeira de Árvores Múltiplas

 

Furadeiras Radiais

O sistema de cabeçote móvel elimina a necessidade de reposicionamento da peça quando se deseja executar vários furos. Pode-se levar o cabeçote a qualquer ponto da bancada, diminuindo o tempo de produção. Recomendada para peças de grandes dimensões, a serem furadas em pontos afastados da periferia.

furadeira radial
furadeira radial

Veja uma furadeira radial em funcionamento

 

Furadeiras Múltiplas de Cabeçote Único

Originaram-se da aplicação de cabeçotes de vários mandris a furadeiras de coluna. São mais úteis em peças a serem produzidas em série com necessidade de furação de muitos pontos em um ou vários planos.

Furadeira múltipla de cabeçote único
Furadeira múltipla de cabeçote único

 

Múltiplas de Múltiplos Cabeçotes

Nessas furadeiras mais de um cabeçote atacam a peça a ser perfurada, eliminando a necessidade de reposicionar e virar a peça a cada vez que o plano de perfuração for alterado. São utilizadas para economizar tempo, uma vez que o tempo total de perfuração fica condicionado ao furo mais profundo.

 

Furadeiras de Comando Numérico

Operam de acordo com um programa, possibilitando maior precisão e velocidade.

 

Furadeiras de Bancada

São máquinas de pequenas dimensões onde o avanço da broca é feito manualmente. O seu motor tem capacidade geralmente em torno de 0,5 CV.

Furadeira de bancada