por Cadium Comércio Importação e Exportação Ltda.    |   17/02/2022

Desengraxante Alcalino: Como saber se é o produto adequado para sua operação?

Devemos esclarecer que os desengraxantes são produtos químicos formulados para a limpeza e a remoção de sujidades de processos produtivos. Como há uma diversidade enorme de sujeiras para serem removidas e uma infinidade diferente de peças e superfícies que necessitam de limpeza, ao longo do tempo foram desenvolvidos vários tipos de desengraxantes, cada um com um poder de limpeza mais específico para a remoção de um tipo de sujidade.

Somente para citar a diversidade de desengraxantes industriais que são disponibilizados no mercado, informamos que há os desengraxantes formulados a base de solvente, os desengraxantes biodegradáveis base água, formulados com compostos químicos de base orgânica ou inorgânica. E como subdivisões destes últimos, encontramos os desengraxantes neutros, ácidos e alcalinos.

Neste texto iremos discorrer sobre o desengraxante alcalino industrial, mas inicialmente devemos esclarecer o que quer dizer o termo alcalino. Quimicamente, o "pH" ou o "potencial hidrogeniônico" presente em uma determinada substância é utilizado para medir os níveis de acidez e basicidade (alcalinidade), e este valor refere-se à quantidade (concentração molar) de cátions hidrônio (H+ ou H3O) presentes no meio. O “pH” é uma escala logarítmica que indica valores que variam de 0 a 14 para a solução. Se esta solução possuir um “pH” em torno de 7, ela é neutra. Abaixo deste valor tendendo para zero, a solução é ácida, sendo que acima de 7, tendendo para 14, temos uma solução básica, também chamada de alcalina, por isso da denominação de desengraxante alcalino para o produto que iremos discorrer.

Conhecendo um pouco mais sobre o Desengraxante Alcalino Industrial

Saiba que a gordura nada mais é que ácido graxo, sendo um ácido que apresenta um “pH” extremamente baixo. Para combatê-la e quebrar a sua molécula é necessária a utilização de um produto com “pH” elevado. Como mencionado acima, o desengraxante alcalino industrial possui um “pH” elevado, e com isso, o seu trabalho de limpeza e remoção da sujidade é facilitado (reação química ácido x base). Esse é um dos motivos pelo amplo uso pela indústria do desengraxante alcalino biodegradável, pois é um produto que apresenta uma resposta de limpeza mais rápida e facilitada.


Continua depois da publicidade


Apesar do desengraxante alcalino industrial tender a ser mais forte na ação de limpeza, cabe esclarecer que muitos desengraxantes alcalinos biodegradáveis “fortes” contêm em sua formulação uma elevada quantidade de hidróxido de sódio (soda cáustica), o que pode gerar problemas para os trabalhadores que utilizam tal produto. O famoso “desengraxante Solupan” é um destes desengraxantes alcalinos industriais fortes, que é agressivo ao operador e dever ter o seu uso evitado.

A aplicação do Desengraxante Alcalino Biodegradável na indústria

A aplicação do desengraxante alcalino biodegradável na indústria tem larga participação, devido às seguintes vantagens:

  • é o desengraxante alcalino industrial mais indicado para a remoção de óleos e graxas de motores, chassis, peças usinadas, estruturas metálicas e máquinas operatrizes;
  • o desengraxante alcalino biodegradável é altamente eficiente na remoção de gorduras de pisos, balcões e coifas de cozinhas profissionais;
  • substitui com qualidade e eficiência produtos de limpeza agressivos formulados a base de solventes e ácidos;
  • o desengraxante alcalino industrial é um produto versátil, podendo ser utilizado em vários processos, aceitando diversos tipos de diluições e muitos podem ser utilizados tanto a frio como a quente na remoção das sujidades; 
  • por penetrar com rapidez nas moléculas de gordura, o desengraxante alcalino biodegradável tem a sua aplicação facilitada, sendo que esta pode ser feita por imersão, com pano, esponja, escovão, por pulverização, através de jato de máquinas de alta pressão, em equipamentos automáticos de desengraxe, entre outros tipos de aplicações.

Por que utilizar um Desengraxante Alcalino Biodegradável na limpeza industrial?

Normalmente o desengraxante alcalino biodegradável é fornecido concentrado, o que permite o seu uso em elevadas taxas de diluição. Mas, deve-se ter cuidado quando da escolha do desengraxante alcalino industrial, pois muitos utilizam soda cáustica em sua composição, o que torna o produto potencialmente prejudicial à saúde do operador. Consulte sempre a FISPQ do desengraxante alcalino industrial antes de adquirir o produto.

A grande vantagem do desengraxante alcalino industrial é a de ser um produto não inflamável, ser biodegradável, possuir uma baixa toxidade e ser praticamente inofensivo ao meio ambiente.

Para mais informações sobre o desengraxante alcalino biodegradável ou de outros tipos de desengraxante industrial que seja mais adequado para o seu processo produtivo, consulte a CADIUM. Possuímos uma completa linha de lubrificantes industriais e produtos para a manutenção fabril.

Consulte a CADIUM. Aguardamos o seu contato pelo fone (11) 4047-9292, pelo WhatsApp (11) 97587-7837 ou pelo e-mail [email protected].
O conteúdo e a opinião expressa neste artigo não representam a opinião do Grupo CIMM e são de responsabilidade do autor.

Cadium Comércio Importação e Exportação Ltda.

Cadium Comércio Importação e Exportação Ltda.