por Cadium Comércio Importação e Exportação Ltda.    |   26/07/2022

Por que o Desengraxante Neutro se tornou uma tendência de uso na indústria?

É crescente e constante a preocupação dos órgãos de fiscalização com a saúde ocupacional dos operários e com a implantação de uma nova fase do eSocial, o que afeta diretamente a área de Segurança do Trabalho das empresas, notadamente com a preocupação da exposição dos colaboradores a produtos tóxicos e perigosos, que está ampliada. E tal preocupação também envolve o uso do desengraxante industrial, pois apesar de ser formulado à base de compostos químicos, onde alguns podem representar risco à saúde humana, há produtos que podem ser utilizados sem riscos e vamos mostrar a seguir que existem alternativas para evitar esse problema.

Entendendo o eSocial e a Segurança do Trabalho

A implantação do eSocial veio para alterar profundamente a rotina dos profissionais de Segurança e Saúde do Trabalho (SST), pois estes deverão enviar eletronicamente para o Ministério do Trabalho, a Receita Federal e o INSS as informações sobre os postos de trabalho, já que anteriormente esses dados eram disponibilizados para estes órgãos somente mediante visitas ou solicitações formais.

Deve-se mencionar que não está ocorrendo uma alteração da Legislação de Segurança e Saúde Ocupacional, mas o eSocial é uma forma de verificar se as empresas na prática estão aplicando estas normas, e tal prática independe do porte ou ramo de atividade.

O eSocial e as substâncias químicas insalubres 

Cabe informar que existem mais de 800 substâncias químicas que são listadas pelo eSocial como insalubres, e que se utilizadas pelos funcionários deverão ser informadas pelas empresas, através de formulário específico. Em tal formulário devem constar dados sobre a insalubridade e à periculosidade que os colaboradores podem estar expostos, além de ser necessário monitorar os efeitos eventuais que os produtos químicos possam provocar na saúde humana. Essas exigências representam um enorme desafio para a área de Segurança do Trabalho e exigirão das empresas muito esforço para a adequação em relação às substâncias consideradas insalubres.

Riscos ocupacionais devido aos agentes químicos: como evitar?

A melhor maneira para evitar os riscos ocupacionais devido aos agentes químicos é substituir os produtos mais agressivos, perigosos e explosivos por outros mais seguros e saudáveis. No caso do desengraxante industrial, a melhor escolha e optar por aqueles formulados à base de água ou biodegradáveis, já que produtos para desengraxe à base de thinner, acetona, querosene, toluol, benzina e outros tipos de solventes são substâncias consideradas insalubres pelo Ministério do Trabalho, e a melhor opção é a utilização de um desengraxante neutro biodegradável.

Conhecendo um pouco mais o Desengraxante Neutro Biodegradável

Um bom desengraxante neutro biodegradável possui uma formulação balanceada, sendo um produto totalmente isento de boro, nitrito, fenóis ou outros químicos tóxicos. A sua composição é formada por produtos químicos que atendem plenamente às Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho, como a NR-15 (produtos não-insalubres), NR-16 (atividades perigosas) e NR-20 (substâncias não-inflamáveis).


Continua depois da publicidade


O CADIUM CLEAN AL é um desengraxante neutro biodegradável da CADIUM formulado com um moderno pacote de aditivos tensoativos, que contribui para penetrar facilmente e rapidamente na gordura, quebrando a sua molécula, mantendo-a em suspensão e facilitando a sua remoção através do enxágue com água. O desengraxante neutro biodegradável CADIUM CLEAN AL possui aditivos que impedem que a sujeira se deposite novamente, durante a lavagem, sobre a superfície já limpa. O CADIUM CLEAN AL é um desengraxante neutro não é tóxico e nem agressivo ao usuário e ao meio ambiente, pois não contém em sua formulação compostos alcalinos, produtos clorados e solventes derivados do petróleo, além de ser um produto não inflamável.

O CADIUM CLEAN AL é um desengraxante neutro biodegradável que foi desenvolvido para ser utilizado na manutenção industrial para o desengraxe de peças, motores, paredes, pisos, chapas metálicas, implementos agrícolas e equipamentos em geral. Produto de elevado desempenho e baixo custo indicado para operações de limpeza onde se procura um desengraxante neutro de fácil aplicação. Ideal para a limpeza pesada de peças metálicas (aço, cobre, alumínio, ferro etc.), plásticos, borrachas, superfícies pintadas e outros materiais laváveis.

O uso de um desengraxante neutro biodegradável de qualidade é um dos primeiros passos que uma indústria deve tomar para substituir produtos químicos tóxicos pelos ecologicamente sustentáveis, garantindo assim uma maior proteção ao trabalhador, e tal mudança também evita complicações no eSocial e problemas junto aos órgãos fiscalizadores.


Saiba que a CADIUM possui uma ampla linha de desengraxante industrial à base de água, totalmente biodegradáveis para o atendimento das mais complexas operações de limpeza. Consulte a CADIUM pelo telefone (11) 4047-9292, por WhatsApp (11) 97587-7837, ou por e-mail [email protected]. Aguardamos o seu contato.

* Esta empresa é parceira do Grupo CIMM
O conteúdo e a opinião expressa neste artigo não representam a opinião do Grupo CIMM e são de responsabilidade do autor.

Cadium Comércio Importação e Exportação Ltda.

Cadium Comércio Importação e Exportação Ltda.