por Ricardo Martins    |   25/06/2021

4 etapas para otimizar seus esforços de Marketing Digital Industrial nas Redes Sociais

Muitas indústrias, de diversos setores não sabem ou não fazem ideia de como fazer marketing digital industrial nas redes sociais, há ainda aqueles que pensam que isso nem é necessário para o seu modelo de negócio.

A incorporação das redes sociais no Marketing Digital Industrial pode ser uma tática altamente eficaz para aumentar as conversões, o tráfego e os leads do site. Após cuidar dos detalhes básicos da criação de contas nas plataformas de mídia social que seus clientes em potencial usam, você precisa de um plano para publicar conteúdo relevante e interessante de forma consistente. Diante da minha experiência com diversos clientes de indústria, resolvi escrever esse artigo listando alguns pontos importantes que te ajudarão a planejar, estabelecer e otimizar suas estratégias de Marketing Digital Industrial nas redes sociais.

Defina as metas e objetivos da sua companhia

Definir objetivos e estipular metas que queira alcançar com essas estratégias de Marketing Digital, é a chave para o sucesso de seus esforços nas mídias sociais. O retorno do seu investimento irá depender do estabelecimento de metas alinhadas ao seu ciclo de vendas e contribuam para o crescimento da sua empresa.

Conseguir medir resultados e acompanhar o progresso de suas campanhas de Marketing Digital nas mídias sociais fornecerão os dados necessários para maximizar sua eficácia. Toda decisão que sua empresa toma para gerar mais leads e convertê-los em clientes deve ser orientada por esses objetivos. Lembre-se de fazer testes, Marketing Digital não é uma ciência exata, portanto faça testes e descubra o que funciona ou não para seu negócio.

Identifique seu público-alvo e suas necessidades

Nem todo mundo vai se interessar pelo conteúdo que você compartilha. Mas calma, isso é algo positivo. Você deseja alcançar as pessoas que realmente precisam de seus produtos e serviços, certo? Identificar seu público alvo no Marketing Digital Industrial é o primeiro passo para convertê-los. As empresas que não conseguem entender claramente seu target - e seus pontos negativos e interesses - estará desperdiçando seu dinheiro investido em marketing. Conhecer os cargos de seus clientes potenciais não é suficiente. Você também precisa colocá-los em categorias apropriadas de acordo com suas necessidades e comportamentos de consumo. Isso irá fornecer as informações necessárias para criar uma estratégia específica para cada tipo de cliente. A partir do momento que você entende as preocupações do seu público, você vai conseguir criar conteúdos que tendam aos pontos problemáticos deles e os ofereçam soluções.

Crie um calendário de conteúdo

Um calendário editorial é uma ferramenta essencial para ajudá-lo a planejar e programar todo o seu conteúdo com antecedência. Simplificando, é onde você decide o que postar e quando será publicado. Em geral, quanto mais adiante você planejar o que, onde e quando publicar, melhores serão os seus conteúdos e resultados. Muitas empresas agendam postagens mensalmente, com reuniões semanais de status e sessões trimestrais de planejamento. Essa estrutura vai ajudar você e sua equipe a planejar eventos sazonais, alinhar seus conteúdos de redes sociais as suas demais campanhas de Marketing e organizar publicações que flertam com datas importantes do seu setor. Uma publicação de conteúdo relevante irá reforçar sua reputação como líder do setor e especialista no assunto. Essas publicações também podem definir e gerar expectativas de seus seguidores nas mídias sociais, incitando-os a procurar e se envolver com seu conteúdo de alta qualidade, cultivando um relacionamento, com grandes oportunidades de se converter em vendas.

Mensure seus resultados

As ferramentas de análise de mídia social oferecem uma ampla variedade de métricas que podem ser usadas para mensurar o desempenho. De fato, a quantidade de dados disponíveis pode deixar tudo muito confuso. A chave do marketing de B2B é se concentrar nas chamadas métricas acionáveis - as estatísticas que demonstram suas atividades de mídia social estão ligadas a resultados reais dos negócios.


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Acompanhe e caso dê certo, como já dissemos, repita! Geralmente, as métricas de resultados nas mídias sociais se enquadram em quatro categorias listadas abaixo:

  • As métricas de impressões, que medem quantas pessoas estão visualizando seu conteúdo e quanto elas se envolvem. Eles incluem o número de visualizações de página, cliques em links e downloads.
  • As métricas de engajamento, que acompanham a frequência com que as pessoas interagem com o seu conteúdo, seja curtindo, comentando ou compartilhando com outras pessoas. Quanto mais relevante o seu conteúdo, maior a probabilidade de ele ser compartilhado - ampliando seu alcance.
  • As métricas de geração de leads, que medem a frequência com que as pessoas que são impactadas pelo seu conteúdo se transformam em leads. Essas métricas também podem ajudar a classificar os tipos de leads que você está gerando, e se esses são os chamados leads qualificados.
  • As métricas de vendas, acompanham a frequência com que as pessoas que visualizaram seu conteúdo de mídia social se transformam em clientes reais. Existem sistemas de CRM (Customer Relationship Marketing) que permitem rastrear o tipo de conteúdo que um cliente em potencial consome.

Se você seguir estas quatro etapas para otimizar seus esforços de Marketing Digital Industrial nas Redes Sociais, toda a sua estratégia será beneficiada e o seu investimento terá valido a pena.

O conteúdo e a opinião expressa neste artigo não representam a opinião do Grupo CIMM e são de responsabilidade do autor.

Ricardo Martins

CEO e principal estrategista da TRIWI. Ricardo é especialista em marketing digital, é graduado em Marketing pela Escola Superior Cândido Mendes, no Rio de Janeiro, e concluiu Master em Marketing pela ESPM, em São Paulo. Durante os 20 anos de trajetória na área, atuou em companhias que se destacam no mercado, como Polishop, XP Investimentos, TOTVS e CNA Idiomas. Como consultor, atendeu organizações em diversos segmentos, incluindo Lupo, BM&FBOVESPA e Multilaser.