por Rebeca Tarragô    |   17/03/2021

Por que substituir as rótulas esféricas metálicas por rótulas em polímero autolubrificante?

Você já conhece as rótulas autolubrificantes em polímero igubal da igus? De baixa manutenção e livres de lubrificação elas têm sido cada vez mais buscadas por profissionais de manutenção.

As rótulas autolubrificantes em polímero igubal® JEM, da igus, tem sido cada vez mais procuradas por uma série de indústrias e segmentos por conta de seu baixo desgaste, baixa necessidade de manutenção e vida útil longa.

igubal JEM

Elas são feitas em polímero tribo-otimizado e são resistentes à vários meios. Podem operar em contato com água, químicos, sujeira e outras condições como temperaturas variadas que a sua operação é contínua.

Além da confiabilidade desses componentes é possível reduzir custos e evitar prejuízos com paradas de máquinas e linhas de produção por falta de lubrificação. Trouxemos aqui hoje alguns pontos e características desses mancais que ajudam na redução de custos. Confira à seguir:

Como essa substituição pode promover redução de custos?

  • Os produtos são injetados – se compararmos o custo de rolamentos com as rótulas igubal® JEM, os rolamentos metálicos convencionais custam mais caro.
  • Sem a necessidade de graxeiras e paradas para manutenção – além de reduzir o custo da manutenção e o custo com lubrificantes, alguns pontos necessitam de graxas e lubrificantes com especificações especiais (exemplo: grau alimentício) que tem um custo elevado. Por ser um componente autolubrificante elas não tem a necessidade de lubrificação, pois em sua própria composição já possuem lubrificante sólidos. O dinheiro que antes era gasto em lubrificantes pode ser alocado para outras questões importantes na fábrica. 
  • As rótulas em polímero não danificam os eixos - Sabemos que se os rolamentos metálico ficam sem lubrificação ou expostos a algumas condições como sujeira, eles podem vir a travar e desgastar o eixo. Nem sempre é possível parar a linha para fazer a manutenção de um único rolamento e isso pode ir agravando, então as vezes, quando ocorrer a parada para manutenção além da troca do rolamento de aço, também tem que ser feita a troca do eixo.


Continua depois da publicidade


Exemplo de desgaste dos eixos com buchas autolubricantes em polímero

  • Então um cliente que trocava em 1 ano cerca de 100 eixos, 200 eixos conseguiu diminuir consideravelmente o valor gasto em eixos, por conta da substituição por rótulas em polímero autolubricante – que não desgastam os eixos.
  • Economia de tempo e paralização de linhas - Por exemplo, em uma indústria onde tem 1.000 pontos de lubrificação em uma esteira transportadora, a lubrificação dos componentes é feita a cada duas semanas, se para cada ponto for gasto um tempo de 3 minutos (alguns pontos podem levar bem mais tempo), se fizermos um cálculo por cima, são aproximadamente 50 dias corridos, 24 horas por dia fazendo lubrificação.

Além desses fatores acima citados, a vida útil dos componentes pode ser calculada previamente de acordo com cada aplicação e muito mais longa, assim as linhas podem operar por muito mais tempo livres de paradas para manutenção. Geralmente a vida útil desses componentes pode ser até 4 vezes maior do que rolamentos metálicos.

O conteúdo e a opinião expressa neste artigo não representam a opinião do Grupo CIMM e são de responsabilidade do autor.

Rebeca Tarragô

Perfil do autor

Colaboradora igus do Brasil. A igus® é líder mundial na fabricação de sistemas de esteiras porta-cabos e componentes plásticos para aplicações em movimentos. Fundada em 1964, a empresa com sede localizada na cidade de Colônia, na Alemanha hoje já está presente em mais de 35 países e tem como foco inovação e tecnologia em peças de polímeros. A igus® do Brasil presente no mercado nacional desde 1996, esta estrategicamente localizada na cidade de Jundiaí, próxima às principais vias logísticas do Estado de São Paulo, com acesso fácil a diversas localidades para melhor gerenciar a distribuição de nossos produtos. Com um amplo portfólio de produtos, oferecemos uma vasta e inovadora linha de Esteiras Porta-Cabos, Buchas Autolubrificantes, Guias Lineares, Mancais Rotulares, Cabos Especiais, Conectores e Sistemas Montados, prontos para instalar e atender diversos segmentos da indústria.

Igus do Brasil