Medium_3e2436b
Guilherme Alfredo Kastner    |   02/07/2019   |   Projeto Descomplicado   |  

Um CAD sem arquivos e moderno

Quando me perguntam o que tem de mais revolucionário no CATIA a resposta vem clara pra mim: o CATIA 3DEXPERIENCE não tem arquivos, ele trabalha com itens em bancos de dados. Porém, antes de apresentar a solução, vamos entender os problemas de CAD baseado em arquivos.

Problema 1 – Nomes

Gerenciar arquivos nos traz alguns problemas, principalmente quando se trata de CAD com referências a peças e montagens, como as ferramentas de projetos mecânicos do mercado.

Mudar o nome de um arquivo ou o seu local de armazenamento faz com que o projeto fique sem referências. Muitas soluções de mercado trouxeram ferramentas para contornar este problema, como explicado e exemplificado abaixo:

SolidWorks

Solução 1 – SolidWorks Explorer: com ele surgem recursos para renomear arquivos e trocá-los de pastas;

Solução 2 – SolidWorks PDM: via banco de dados é possível realizar qualquer opção de gerenciamento de arquivos sem se preocupar com a referência de pais e filhos.

Autodesk Inventor

Solução 1 – Design Assistant: faz as mesmas funções do SolidWorks Explorer;

Solução 2 – Autodesk Vault: funciona de forma semelhante ao gerenciamento de arquivos do SolidWorks PDM.

Cada fabricante possui as suas ferramentas para contornar problemas oriundos de CAD com arquivos associados.

Problema 2 – Comunicação

Mesmo em uma empresa local, pessoas em setores diferentes podem estar com versões distintas do projeto, uma vez que o arquivo pode estar desatualizado. Você pode pensar então que uma ferramenta de gerenciamento de arquivos evitaria isso, né? 


Continua depois da publicidade


Se você acha isso, eu penso que provavelmente está errado. Essas ferramentas trabalham com tecnologias de cache local, assim, se corre o risco de estarmos com revisões antigas dos arquivos e nem notarmos. Inclusive imprimindo ou compartilhando itens desatualizados.

A solução

A Plataforma 3DEXPERIENCE possui uma solução integrada do próprio CATIA. Não há qualquer arquivo, apenas uma consulta em um banco de dados. Veja o próximo gif.


Como se trata de um banco de dados, todos que colaboram na plataforma visualizam os objetos de forma simultânea.

Nessa solução, portanto, todos conseguem ter acesso simultâneo e atualizado ao projeto e às suas referências, deixando de lado problemas de atualização por conta de mudança de nome ou erro na versão apresentada do projeto.

Em alguns dias terei mais novidades a todos.

Sds,
Kastner

O conteúdo e a opinião expressa neste artigo não representam a opinião do Grupo CIMM e são de responsabilidade do autor.
Tópicos:
3e2436b

Guilherme Alfredo Kastner

Técnico de aplicações da SKA Automação de Engenharias desde setembro de 2004. Trabalhou com diversas Soluções Autodesk, SolidWorks. Nos últimos anos o trabalho tem sido focado na melhoria da comunicação das engenharias com os seus clientes dentro das corporações como a fábrica, administrativo e outros setores.


Mais artigos de Guilherme Alfredo Kastner