por
Rodrigo Cunha | 11/12/2018
Notícias
A manutenção industrial muitas vezes exige a inspeção e o acesso a componentes que são difíceis de alcançar ou que estão dentro de peças complexas do equipamento. Ao inspecionar turbinas, trocadores de calor, caixas de engrenagens, motores, bombas, válvulas, compressores ou tubulações, os técnicos de manutenção sabem que o que não é visto pode causar problemas perigosos, caros e demorados para resolver. Eles estão sempre buscando maneiras de inspecionar equipamentos industriais pesados sem ter de removê-los.
Com o avanço da tecnologia na área industrial, surgiram equipamentos capazes de realizar rapidamente esse tipo de tarefa, apresentando aos técnicos de manutenção o que está dentro de tubulações, turbinas, caixas de engrenagens, motores e áreas difíceis de acessar em equipamentos rotativos e válvulas. Os profissionais conseguem enxergar o que é necessário sem desmontar o equipamento, além de coletar imagens e vídeos das áreas importantes para analisar em detalhes, gerar relatórios e estabelecer um parâmetro e um histórico de manutenção de cada ativo.
Câmeras de inspeção em vídeo economizam tempo e reduzem riscos. A utilização de ferramentas como o boroscópio, por exemplo, dentro de uma estrutura industrial pode reduzir significativamente o tempo de inatividade de máquinas e aumentar a produtividade ao oferecer uma visão clara e em tempo real do que está acontecendo em um componente específico. Os boroscópios consistem em um tablet que se conecta a uma ponta de prova flexível e equipada com um gerador de imagens e uma fonte de luz na ponta. A ponta de prova é inserida em uma tubulação ou abertura de inspeção no componente e apresenta ao usuário uma visão de diagnóstico do que está acontecendo dentro. Isso ajuda os técnicos a identificar as causas principais de modo mais rápido e oferecer evidências para documentação.
Continua depois da publicidade |
A equipe pode utilizar esse tipo de tecnologia para inspecionar o componente, coletar dados ou fotos detalhados e analisar o resultado para encontrar os problemas. Somente se encontrarem problemas será necessário desmontar o equipamento, realizar a manutenção e montar a máquina novamente. Em instalações industriais, boroscópios robustos permitem que os técnicos acessem tubulações com rapidez, assim como todos os tipos de componentes difíceis de alcançar para encontrar condições que podem impactar a produção.
Como os boroscópios economizam horas de inspeção, é possível realizar inspeções com mais frequência, o que resulta na detecção precoce de problemas e melhores decisões de manutenção. Suas aplicações podem ser muito úteis para inspecionar equipamentos industriais, como:
Gostou? Então compartilhe:
Rodrigo Cunha
Rodrigo Cunha é Gerente Nacional de Vendas da Fluke do Brasil, companhia líder mundial em ferramentas de teste eletrônico compactas e profissionais.
Últimas notícias
Estudo da Gartner recomenda a adoção de um modelo de seis etapas para ajudar líderes industriais a identificar custos ocultos e melhorar a rentabilidade de produtos e clientes
Faça seu login
Ainda não é cadastrado?
Cadastre-se como Pessoa física ou Empresa