por Diálogo Assessoria de Imprensa    |   05/12/2018

Como as indústrias podem conservar a qualidade do óleo solúvel nas férias coletivas

Nesta época do ano, as chances de contaminação do óleo solúvel aumentam porque, devido ao intervalo ou redução no ritmo de atividades, a emulsão fica parada no reservatório das máquinas e sujeita à ação dos micro-organismos

Mau cheiro no ambiente de trabalho, riscos para a saúde dos operadores e possibilidade de perder milhares de reais devido a falhas em máquinas. Estes e outros problemas podem ser causados por falta de cuidado na conservação do óleo solúvel depositado nos reservatórios das máquinas de usinagem.

Segundo a fabricante de especialidades químicas Quimatic Tapmatic, o perigo é ainda maior no período entre o final e o início de ano, quando boa parte das indústrias entra em férias coletivas.
 
“Nesta época do ano, as chances de contaminação do óleo solúvel aumentam porque, devido ao intervalo ou redução no ritmo de atividades, a emulsão fica parada no reservatório das máquinas, muitas vezes sem a devida reposição de concentrado e, portanto, sujeita à ação dos micro-organismos” explica Marcos Pacheco, engenheiro químico da Quimatic Tapmatic.

No caso da contaminação, o óleo solúvel irá perder parcialmente ou totalmente suas propriedades de lubrificação, refrigeração e proteção durante os processos de usinagem. As consequências incluem mau cheiro na emulsão (tornando o ambiente insalubre para os operadores, com irritação das vias respiratórias e também na pele), corrosão e desgaste nas máquinas de usinagem, e falhas na produção de peças, o que pode trazer grandes prejuízos às indústrias.

Uma boa notícia é que é possível evitar a contaminação do óleo solúvel de forma fácil: basta tratar de maneira preventiva a emulsão antes de sair de férias coletivas e, depois, complementar os cuidados no retorno.

Confira as dicas da Quimatic Tapmatic para manter a qualidade do óleo solúvel no período:

1 - Antes do início das férias coletivas, é recomendável avaliar o estado atual do óleo solúvel, através da determinação do pH (potencial de hidrogênio) da solução. Em alguns casos, uma simples manutenção - com aplicação de dose extra de preservante e alcalinizante - será o suficiente para manter as propriedades corretas até a data de retorno.

2 - Na volta das férias coletivas, os cuidados devem prosseguir, com uma nova checagem das propriedades do óleo solúvel.  Estes cuidados consistem em verificar de novo o pH, além de conferir a taxa de diluição (Brix), remover o trampoil e, eventualmente, corrigir a emulsão caso a mesma apresente algum desvio.

O que fazer se o óleo solúvel já estiver deteriorado
Se os cuidados não foram realizados da forma correta – ou se não ocorreram - existe um grande risco do óleo solúvel já estar deteriorado no retorno das férias coletivas. Neste caso, será necessário trocar a solução, realizando antes uma boa limpeza no reservatório e na máquina. Atenção: não adianta apenas remover o óleo solúvel contaminado e colocar óleo novo no lugar (sem fazer a devida limpeza), pois os micro-organismos ainda presentes no sistema voltarão a contaminar a solução, levando à rápida perda de todo o volume de óleo solúvel reposto.

Os benefícios do óleo solúvel de qualidade
Mesmo entre os profissionais da indústria, ainda há dúvidas sobre para que serve o óleo solúvel. Vale lembrar que os benefícios proporcionados pelo produto bem conservado e de qualidade são inúmeros. Uma emulsão de qualidade tem melhor resistência ao apodrecimento; minimiza o desgaste excessivo de ferramentas; evita que as peças apresentem acabamento inadequado, alterações dimensionais ou cores indesejadas (devido à queima); e também reduz a vibração, o ruído exagerado e os danos na máquina ao evitar atrito e calor excessivos. Outra função importante é ajudar na expulsão dos cavacos na operação.


Confira também vídeo com dicas sobre os cuidados no uso dos óleos solúveis:

O conteúdo e a opinião expressa neste artigo não representam a opinião do Grupo CIMM e são de responsabilidade do autor.

Diálogo Assessoria de Imprensa

Sugestão de release da Quimatic Tapmatic, com novas informações para este tipo de pauta sazonal de final de ano.

CIMM - Centro de Informação Metal Mecânica