08/12/2017

Como preservar o óleo solúvel dos reservatórios nas férias coletivas

Quando a emulsão fica parada ou sem a devida reposição de concentrado, como ocorre nas férias coletivas, o risco de contaminação aumenta, o que pode trazer prejuízos para a empresa na volta ao trabalho.

Com a proximidade do período de férias coletivas, as indústrias precisam tomar alguns cuidados para preservar o óleo solúvel no reservatório das máquinas.

Vale lembrar que o fluido minimiza o atrito e o calor gerados nos processos de usinagem e corte de metais, e por isso manter a solução nas condições ideais é extremamente importante.

“Quando a emulsão fica parada ou sem a devida reposição de concentrado, como ocorre nas férias coletivas, o risco de contaminação aumenta, o que pode trazer prejuízos para a empresa na volta ao trabalho”, enfatiza Marcos Pacheco, químico da fabricante de especialidades químicas Quimatic Tapmatic.

Imagem: Divulgação

O profissional explica que cuidados simples irão garantir a qualidade do óleo solúvel no intervalo das atividades. “Antes do início das férias coletivas, é recomendável que as indústrias avaliem o estado atual do óleo, através da determinação do pH (potencial de hidrogênio) da solução. Em alguns casos, uma simples manutenção com dose extra de alcalinizante e preservante será o suficiente para manter as propriedades corretas até a data de retorno”, explica Pacheco.

Na volta das férias coletivas, os cuidados devem prosseguir, com uma nova checagem dos níveis da solução.  Estes cuidados consistem verificar de novo o pH, além de conferir a taxa de diluição (Brix), remover o trampoil e, eventualmente, corrigir a emulsão caso a mesma apresente algum desvio.

Vale lembrar que os benefícios proporcionados pelo óleo solúvel de qualidade e bem conservado são inúmeros. O produto minimiza o desgaste excessivo de ferramentas; evita que as peças apresentem acabamento inadequado, alterações dimensionais ou cores indesejadas (devido à queima); e também reduz a vibração, o ruído exagerado e os danos na máquina ao evitar atrito e calor excessivos. Outra função importante é ajudar na expulsão dos cavacos na operação.

Pensando em facilitar o trabalho dos profissionais responsáveis pelo óleo solúvel nas indústrias, a Quimatic Tapmatic disponibiliza uma ficha de controle onde é possível inserir todos os dados importantes para verificação e histórico da solução. Para baixar a ficha, acesse este link.

As informações e opiniões veiculadas nesse artigo são de responsabilidade exclusiva do autor e não representam a opinião do Grupo CIMM.

Quimatic Tapmatic

A fabricante de especialidades químicas Quimatic Tapmatic está no mercado desde 1980 e tem em seu portfólio mais de 50 itens para soluções no setor de manutenção e produção industrial. A companhia 100% nacional possui certificação ISO 9001 e é ligada à Tapmatic Corporation, dos Estados Unidos, e Tapmatic International Corporation, da Suíça. Com qualidade reconhecida no Brasil e exterior, oferece produtos de elevado desempenho e atua com total responsabilidade socioambiental.


Comentários