Medium_3e2436b
Guilherme Alfredo Kastner    |   21/10/2018   |   Projeto Descomplicado   |  

Eu me tornei aquilo que jurei destruir no SolidWorks

Senhores,

Star Wars tem a frase que descreve uma das coisas que aconteceram no meu projeto do MEARM

Essa cena se torna real principalmente no momento em que decido utilizar a placa do Arduino Uno no projeto.


Razões pelas quais eu inseri ela

Inserir uma placa que nem fabricada no projeto deve ser decorrente de algumas razões, né? Então vamos a elas:

Preciso do item para a minha lista de materiais – O mais básico dos motivos.

Para que a placa possua a sua representação na montagem – Ok, a imagem principal do post já mostra isso.
O componente estava excessivamente detalhado, mas eu queria ele assim uma vez que vou fazer renderizações do projeto e apresentações no SolidWorks Composer – Estou forçando a barra, né? Vejam que tem os detalhes dos encaixes de alimentação e gravações com identificação dos terminais.

Desenvolver a placa principal da base com a furação a ser associada funcionaria com a placa extremamente detalhada, como na imagem abaixo:

A origem

Com isso vem a pergunta:

De onde que vem essa placa totalmente detalhada?

A resposta é bem simples. O Grabcad, um dos repositórios de arquivos 3D alimentados pela comunidade de projetistas.


Continua depois da publicidade


Em nenhum momento eu decidi desenhar uma placa, apenas procurei ela no repositório e a usei de forma eficiente. Guardem bem esse parágrafo, uma vez que mencionarei ele a seguir.

O problema de desempenho

Com os novos recursos do SolidWorks 2018, ao se avaliar o desempenho da montagem (aba avaliar –> Desempenho), poderemos verificar o resultado da imagem abaixo.

Tempo de abertura da montagem: Aproximadamente 30 segundos

Tempo de abertura da peça da placa na montagem: 8 segundos

Uma única peça é responsável por quase 30% do tempo de abertura em uma montagem com mais de 100 componentes. Mais dados da quantidade de componentes na imagem a seguir.

Para ficar mais claro, poderemos usar até a técnica do diagrama de pareto na avaliação do tempo de abertura da montagem.

Na imagem abaixo, pode-se constatar que uma pequena parte dos componentes é responsável por grande parte do tempo de abertura da montagem.

Meu parecer

Me senti como boa parte dos usuários de SolidWorks que conheço.

Sei o que causa o problema na minha montagem? Sim
Vou mudar algo algora? Não
Sei que deveria? Sim
A peça precisava ser assim detalhada? Não, mas eu quero assim mesmo

O meu principal problema é que se trata de um hobby e é uma peça que é a maior vilã do meu projeto e eu quero os benefícios da vilania dela. Se fosse uma máquina extremamente complexa, não faria sentido insistir em um componente secundário com um nível de detalhe.

Onde atendi com SolidWorks, sempre as peças que mais demandavam desempenho do sistema, normalmente eram desconhecidas pelos usuários, muitas vezes deveriam ser simplificadas. Como mencionado, eu sei que a facilidade que uma biblioteca pronta, como a usada, me traz problemas.

Por isso pedi a todos para se lembrarem do parágrafo, eu sou o culpado. Em resumo, como no título do post: me tornei aquilo que jurei destruir.

Sds,
Kastner

O conteúdo e a opinião expressa neste artigo não representam a opinião do Grupo CIMM e são de responsabilidade do autor.
3e2436b

Guilherme Alfredo Kastner

Técnico de aplicações da SKA Automação de Engenharias desde setembro de 2004. Trabalhou com diversas Soluções Autodesk, SolidWorks. Nos últimos anos o trabalho tem sido focado na melhoria da comunicação das engenharias com os seus clientes dentro das corporações como a fábrica, administrativo e outros setores.


Mais artigos de Guilherme Alfredo Kastner