Definição - O que é Voltímetro

Instrumento de medida da diferença de potencial elétrico (tensão elétrico). É dotado de duas extremidades de medição por meio das quais se pode medir a tensão nos terminais de uma fonte de tensão constante, entre dois pontos quaisquer de um circuito elétrico ou ainda entre qualquer ponto e a referência.

A ligação de um voltímetro ao circuito é de tipo paralela. O mesmo é dizer que durante a medição o instrumento constitui um caminho paralelo ao elemento ou circuito a medir. Um voltímetro ideal apresenta na entrada uma resistência elétrica de valor infinito, de modo que a corrente que o percorre é nula, não se estabelecendo uma diferença de potencial no aparelho. Tal característica garante a não interferência do aparelho no funcionamento do circuito.

Nos voltímetros analógicos, a diferença de potencial é indicada pela posição de um ponteiro, após ter-se escolhido uma escala adequada de leitura. Atualmente existe uma grande variedade de voltímetros analógicos e digitais, e é uma das múltiplas funções de um voltímetro.






Ou navegue por letra



Fórum

Tire suas dúvidas e ajude outras pessoas no CIMM:

Faça uma pergunta

Próximos eventos