Mercopar abre as portas para edição histórica nesta terça-feira (17)

Número recorde de expositores e horas de conteúdo técnico são alguns dos principais atributos da 32ª edição da feira

Antes mesmo de começar, a Mercopar 2023 já é considerada uma edição histórica. Ocupando mais de 38 mil metros quadrados – seis mil a mais que em 2022 –, o Centro de Feiras e Eventos Festa da Uva, em Caxias do Sul, abrigará um número recorde de expositores: serão mais de 600, frente aos 512 do ano passado. O conteúdo técnico também atingirá um novo patamar no evento promovido pelo Sebrae RS e pela Fiergs: serão 285 horas de programação diversificada ao longo dos quatro dias de evento – 85 horas a mais que em sua 31ª edição.

De acordo com o diretor-superintendente do Sebrae RS, André Godoy,  o crescimento da Mercopar – a maior feira de inovação industrial da América Latina –, se deve, entre outras razões, à capacidade que o evento teve de se reinventar. Segundo ele, o movimento se deu, de forma especial, ao longo das últimas quatro edições, quando passou a incorporar o conceito de inovação ao centro de sua estratégia, sem deixar de lado a sua vocação principal: fomentar conexões, networking e negócios em setores tradicionais como metalmecânico, tecnologia da informação, energia e meio ambiente, borracha, automação industrial, plástico, eletroeletrônico, movimentação e armazenagem. 

“Ao longo de três décadas de atuação ininterrupta, aperfeiçoamos o modelo do evento, trouxemos novas formas de gerar valor para quem vem de fora e criamos novas ferramentas para geração de negócios. A realidade de 1992 não é mais a mesma, mas nossa vocação de impulsionar o empreendedorismo, sim”, diz. De acordo com o executivo, a expectativa é que a Mercopar deste ano supere o último ano em faturamento e público. Em 2022 a feira gerou um número recorde de R$ 430 milhões em negócios e recebeu mais de 35 mil visitantes.

Ambientes temáticos

Com a agenda ESG no centro de sua programação, a Mercopar este ano terá mais espaços temáticos e com uma nomenclatura inédita que levam o nome da Feira. O “Mercopar Negócios” irá concentrar as agendas diárias entre pequenas, médias e grandes empresas nacionais e internacionais, em especial, com a execução do Projeto Comprador, o qual aproxima pequenos fornecedores de grandes players.


Continua depois da publicidade


Um dos ambientes mais dinâmicos do evento, o “Mercopar Inovação” será dedicado ao matchmaking de empresas âncoras com startups e empresas inovadoras, que apresentarão produtos e serviços em segmentos como Inteligência Artificial (IA), Internet das Coisas (do inglês, “Internet of Things”, ou IoT), visão computacional, realidade virtual e robótica. É também o espaço onde ocorre o Desafio Sebrae Like a Boss, uma das mais bem-sucedidas batalhas de startups promovidas pelo Sebrae no País. Já o “Mercopar Conhecimento” reunirá os principais palestrantes, levando conteúdo em painéis, palestras e encontros tecnológicos em três palcos com programação simultânea.