John Deere anuncia investimento de R$ 700 mi para expansão em Goiás

Em troca de melhorias de infraestrutura do governo estadual, a multinacional de máquinas agrícolas planeja ampliar sua planta industrial e aumentar produção com tecnologia digital.

A multinacional agrícola John Deere anunciou um investimento de R$ 700 milhões para a expansão de sua fábrica em Catalão (GO). A companhia pretende aumentar a produção de pulverizadores e colheitadeiras com tecnologia digital, incluindo um sistema inovador para identificar ervas daninhas e direcionar herbicidas com precisão. 

A expansão da John Deere vai adicionar mais de 7 mil metros quadrados aos 42 mil da planta industrial, localizada no Dimic, área administrada pela Companhia de Desenvolvimento de Goiás (Codego). “Queremos trazer os melhores processos de manufatura e as últimas tecnologias que vamos desenvolver primeiro aqui no Brasil, depois levar para Estados Unidos e Europa”, declarou o vice-presidente global da John Deere, Joaquim Fernandes. “Vamos continuar fazendo os investimentos. A fábrica de Catalão é uma das melhores do mundo”, acrescentou.

Em contrapartida, o governo de Goiás realizará melhorias de infraestrutura no Distrito Mineroindustrial de Catalão (Dimic), como a duplicação das vias de acesso, sinalização, redutores de velocidade e renovação da iluminação pública. Essas intervenções visam tornar a região mais atrativa para indústrias de alta tecnologia e oferecer melhores condições de trabalho e qualificação para os goianos.

O objetivo da companhia é ampliar a produção de pulverizadores e colheitadeiras com tecnologia digital. Uma das novidades previstas é a produção e venda de um sistema capaz de identificar a localização exata de ervas daninhas e direcionar a aplicação de herbicida. “O projeto anunciado hoje visa ampliar a estrutura existente e possibilita a nacionalização dessa tecnologia”, ressaltou o diretor da fábrica de Catalão, Edison Drescher. “Estamos em uma região em que se pode produzir e preservar ao mesmo tempo. É um dia histórico”, declarou o vice-presidente de vendas e marketing América Latina Antonio Carrere.