Neoindustrialização será o tema central da FEIMEC 2024

Com número recorde de marcas expositoras, países participantes e inovações em tecnologia, equipamentos e serviços para a indústria, evento promete dias de intensa programação e de muito conteúdo qualificado, networking e negócios

São Paulo sedia entre os dias 7 e 11 de maio a 4ª edição da FEIMEC - Feira Internacional de Máquinas e Equipamentos. Iniciativa da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), o evento é referência de inovação e informações técnicas voltadas para a indústria

O evento reunirá mais de 1,1 mil marcas expositoras de 37 países, além do Brasil. O número é recorde: 20% a mais que na edição passada. As marcas que apresentarão, em um espaço de mais de 80 mil m² de exposição - 32% maior que na edição anterior - os mais recentes lançamentos e as mais modernas soluções que darão aos visitantes uma visão privilegiada das tendências que moldarão o futuro da indústria.

“Trata-se de um ambiente ideal para a realização de networking e negócios, com todas as novidades e tendências do setor, e com muitas atrações e conteúdos qualificados”, explica a show director do evento, Liliane Bortoluci. Segundo ela, a organização espera reunir, em cinco dias, mais de 65 mil visitantes, compradores de pequenas, médias e grandes indústrias.

A edição deste ano terá como tema central a neoindustrialização. O debate ocorre em meio a desafios impostos à indústria brasileira - que também vê surgir uma série de oportunidades para se desenvolver. A Confederação Nacional da Indústria (CNI) projeta expansão de 1,7% na economia brasileira em 2024. Já para a indústria de transformação e de construção, a previsão de crescimento da entidade para 2024 é mais modesta, com 0,3% e 0,7%, respectivamente. A CNI aponta que o crescimento sustentado da economia e a agenda da economia verde, da sustentabilidade, da pesquisa e inovação, da transformação digital, indicam o caminho para que o Brasil atraia indústrias e se mantenha bem posicionado para ser protagonista da neoindustrialização. A Nova Indústria Brasil (NIB), a política industrial que promete impulsionar o desenvolvimento nacional até 2033, terá um caixa para financiamentos na ordem de R$ 300 bilhões.

Programação da FEIMEC 2024

Com o objetivo de criar um ambiente propício ao desenvolvimento econômico, tecnológico, sustentável e profissional do setor, a FEIMEC 2024 apresentará uma série de atrações e experiências exclusivas aos visitantes. Palestras e workshops voltados para quem visa aprimorar os conhecimentos e estratégias de negócios, serão realizados com a presença de renomados especialistas e líderes que conduzirão palestras e workshops com temas críticos, desafios e oportunidades para o cenário industrial global.


Continua depois da publicidade


O Parque de Ideias será um espaço destinado a conteúdos de relevância sobre o setor industrial, para a atualização profissional dos participantes. Nesta edição, o ambiente conta com o apoio de renomados players do setor, como o Senai, Fundep, Cerklog, Birmind, Messes e outros.

Demonstrador de soluções tecnológicas

O evento terá ainda o demonstrador de soluções tecnológicas da indústria 4.0, uma iniciativa da Abimaq para apresentar as principais tecnologias e conceitos relacionados à indústria 4.0. O projeto visa estimular a indústria brasileira na adoção de tecnologias 4.0 onde as integrações digitais transformam a forma de produzir, aumentar a eficiência, a produtividade, a redução de custos, entre outros benefícios

Serão diversas as tecnologias a serem exploradas, desde soluções para rastreabilidade em processos industriais, manutenção, qualidade, manufatura e máquinas inteligentes com uso de inteligência artificial, digitalização, monitoramento, conectividade, manufatura aditiva/extrativa, aplicações destinadas às pequenas, médias e grandes empresas.

A apresentação do demonstrador será realizada em um espaço de 224 m², com foco em soluções empresariais, dispostos em formato de clusters, integrando empresas, startups, universidades e centros de pesquisa, de forma a traz as principais novidades em tecnologias para atender as mais diversas necessidades de empresas.   

Outra atração do evento será a arena de intralogística e movimentação de cargas, projetada para ser uma Mega Store de soluções. A arena contará com showroom de 1 mil m² com equipamentos, exposição de marcas e conteúdo atual e diferenciado, focando em diversos setores da economia como: indústria 4.0; agronegócio; alimentos e bebidas; atacadistas; varejistas; exportação e multimodalidade, entre outros.

Duas linhas completas serão montadas com o objetivo de dar ao visitante a oportunidade de  vivenciar a logística 4.0 de ponta a ponta, interagindo com as principais soluções para o negócio, tudo em um único lugar. Também será disponibilizado test-drive dos equipamentos para profissionais habilitados. As apresentações da arena intralogística e movimentação de cargas contam com a curadoria do Painel Logístico, portal de referência do setor, proporcionando um ambiente ideal para a troca de experiências e conhecimento entre profissionais da área.

Já a FEIMEC Tech é uma iniciativa para promoção e disseminação de conteúdos voltados à tecnologia aplicada na indústria. Nessa primeira edição, a curadoria e mentoria do projeto são da Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (Acate) e envolvem: área de exposição (institucional), exposição das startups patrocinadoras, rodadas de negócios pré-agendadas, grade de palestras, pitch para talks, conteúdo digital durante o ano. O projeto também envolve o 1º Prêmio “Startup da Indústria", que tem como objetivo incentivar o desenvolvimento tecnológico e inovador no setor industrial.

Soldagem

A indústria de soldagem e corte tem um papel fundamental na construção e manutenção de estruturas essenciais em todo o mundo. É um setor que exige constante aprimoramento tecnológico e inovação. Com isso em vista, a Feimec 2024 amplia o espaço destinado ao tema e aumenta a quantidade de expositores voltados ao setor.

O evento contará, ainda, com a Ilha Soldagem & Corte, na qual os visitantes poderão conhecer de perto conceitos técnicos e práticos da indústria de soldagem e corte. A ilha proporcionará experiências práticas e teóricas, envolvendo novas tecnologias e soluções industriais, e voltadas a profissionais da indústria, estudantes, técnicos e engenheiros.

Indústria Xperience

Para complementar a experiência, a Indústria Xperience é a plataforma digital dos eventos FEIMEC e EXPOMAFE que oferece conexão com o segmento industrial nos 365 dias do ano, por meio de conteúdo, networking e oportunidades de negócios.

A plataforma oferece, em torno dos macro temas gestão, rastreabilidade, controle de produção, novas tecnologias, máquinas inteligentes e conectividade, eventos digitais como Talk Shows com influencers, entrevistas com os principais players do setor, debates com as representantes femininas que estão à frente da transformação digital em suas empresas, cases de sucesso e uma webserie de vídeos que demonstram, de maneira descomplicada, os benefícios da tecnologia na indústria, pós evento.

“Mantivemos uma conexão que foi iniciada nos tempos da pandemia e que acabou conectando muito mais o setor em torno dos temas prioritários. A intenção é que a FEIMEC 2024 seja um palco para consolidar todas essas informações e apontar os melhores caminhos para o desenvolvimento da indústria nos próximos anos”, completa a show director do evento.

Serviço:

4ª FEIMEC - Feira Internacional de Máquinas e Equipamentos

Data: 7 a 11 de Maio de 2024
Horários: De 3ª e 6ª (das 10 às 19h) e de Sábado (das 9h às 17h)
Local: São Paulo Expo Exhibition & Convention Center
Iniciativa: ABIMAQ - Associação Brasileira de Máquinas e Equipamentos
Promoção e Organização: Informa Markets Latam

Sobre a FEIMEC

A FEIMEC se transformou em uma plataforma de negócios completa para todos os segmentos industriais, nacionais e internacionais, gerando negócios, relacionamentos e entregando conteúdos de qualidade em todos os ambientes: digital e físico, sinergicamente. Atualmente, possui uma base de dados qualificada, com mais de 60 mil contatos de profissionais do setor e diversos canais, como plataforma digital, website, redes sociais e uma ferramenta de conteúdos e negócios exclusivos, com os quais consegue promover marcas, lançar produtos, gerar leads e realizar ações personalizadas para obtenção de um melhor retorno dos investimentos, com mais foco e assertividade.

Sobre a Informa Markets

A Informa Markets conecta pessoas e mercados por meio de soluções digitais, conteúdo especializado, feiras de negócios, eventos híbridos e inteligência de mercado, construindo uma jornada de relacionamento e negócios entre empresas e mercados 365 dias por ano. Presente em mais de 30 países, atua há mais de 27 anos na América Latina, e conta hoje com três unidades de negócios: Brasil, México e Latam Hub, responsáveis pela entrega de mais de 30 eventos híbridos, 70 eventos digitais, portais de notícia e plataformas digitais de conexão e negócios. Para saber mais, acesse: www.informamarkets.com.br