Definição - O que é Pneumática

Ciência que trata do comportamento dos gases e seu emprego para a transmissão de energia. Todos os gases são facilmente compressíveis, e é esta a propriedade que mais os diferencia dos líquidos como meio de transmissão de energia. Praticamente qualquer gás pode ser usado num sistema pneumático, mas, por razões óbvias, o ar (mistura de 78% nitrogênio e 21% oxigênio, aproximadamente), é o mais usual.

Atualmente a pneumática tem importância fundamental na automação industrial. A utilização da pneumática tornou-se um meio barato e simples, devido às propriedades do ar comprimido, que são: quantidade (encontra-se em abundância na nossa atmosfera), transporte (facilmente transportável por tubulações), armazenagem (armazenado em reservatórios para posterior utilização), temperatura (as oscilações não prejudicam o trabalho), segurança (não existem problemas de explosões ou incêndios), limpeza (não polui o ambiente de trabalho), velocidade (altas velocidades de trabalho), sobrecarga (atuam com pressão até a parada final), construção dos elementos (baixo custo) e fácil manutenção.

O ar comprimido é conduzido através de tubulações até o ponto de aplicação, onde executa trabalho útil, seja por expansão, seja por aplicação direta de força. Em seguida, é expulso para a atmosfera.








Ou navegue por letra



Fórum

Tire suas dúvidas e ajude outras pessoas no CIMM:

Faça uma pergunta

Diferenças e características dos processos de marcação utilizando arco plasma