Definição - O que é Relógio comparador mecânico

Instrumento de grande precisão de sensibilidade utilizado na centragem de peças na usinagem, verificações de excentricidade e empeno, alinhamento de máquinas, verificação de medidas por comparação, etc.

O relógio comparador é um dos instrumentos de maior utilização nos trabalhos de mecânica. Seu funcionamento se dá da seguinte maneira: um jogo de engrenagens no interior da caixa amplia e transmite ao ponteiro o movimento que é acusado pela haste de contato. A haste é guiada pelo canhão. A escala maior no mostrador (perímetro do círculo) está dividida em 100 partes (0 a 100). A cada volta completa do ponteiro ocorre uma volta de outro ponteiro denominado conta-voltas, que acusa, portanto, milímetros inteiros. As engrenagens estão conectadas à cremalheira da haste. A alavanca mantida pressionada pela mola impede que a folga entre os dentes da engrenagem mascare a medida.

Os relógios comparadores, para serem usados, necessitam ser montados em suportes adequados, tais como: suporte universal, desempenos com coluna e outros para fins especiais.

Por se tratar de um instrumento de alta precisão, são necessários cuidados especiais. Deve-se guardá-lo em estojo próprio e evitar que sofra quedas e choques mecânicos.








Ou navegue por letra



Fórum

Tire suas dúvidas e ajude outras pessoas no CIMM:

Faça uma pergunta

Diferenças e características dos processos de marcação utilizando arco plasma