Definição - O que é Zinco e sua ligas (Zn)

O zinco é um metal branco-azulado que se funde facilmente. É empregado na galvanização (proteção do aço contra a corrosão), em telhados, utensílios de cozinha, banheiras, reservatórios de água, etc. É um metal com relativo baixo ponto de fusão, boa fundibilidade e que pode facilmente ser deformado a frio e a quente, podendo ser encontrado na forma de placas, lingotes, chapas, arames grãos e pó.

Possui alta resistência à corrosão graças à produção de um óxido protetor formado á temperatura ambiente. É bastante maleável entre 100 e 150 ºC, podendo ser laminado em chapas e estirado em fios. Mas apresenta pouca resistência ao ataque de ácidos usuais e soda.

Uma das suas principais aplicações na indústria é na forma de camada protetora para peças e equipamentos de aço, constituindo o chamado aço galvanizado ou zincado. Além disso, é muito utilizado em baterias, pigmentos, pinturas orgânicas e inorgânicas, como agente redutor em processos químicos e como aditivo na produção de produtos de borracha. É dividido em grandes áreas de aplicação:

  • Revestimentos e ânodos para proteção anti-corrosão de ferros e aços;
  • Ligas fundidas à base de zinco;
  • Elemento de liga para ligas de cobre, alumínio, magnésio e outros;
  • Ligas trabalhadas de zinco;
  • Produtos químicos;







  • Ou navegue por letra



    Fórum

    Tire suas dúvidas e ajude outras pessoas no CIMM:

    Faça uma pergunta

    Indústria 4.0 - Inteligência industrial e a digitalização : 2018

    Conectando Vendas, Engenharia e Fabricação.