Definição - O que é Coque

Ou carvão de coque, forma mais ou menos impura do carvão grafítico contém 85 a 90% de carbono. É o resíduo sólido da destilação a seca da hulha a temperatura acima de 800oC. As propriedades dependem da natureza das hulhas empregadas e também da maneira como foi executada a coqueificação. Distinque-se duas variedades principais:
1. Coque de gás ou coque mole,obtido na fábrica de gás de iluminação, pela destilação seca das hulhas, é preta porosa e frágil e contêm muita cinza. É usado também como carvão de forja e combustível em geral, na fabricação de gás de água e para encher torres de absorção de gases ácidos.
2 .Coque metalúrgico ou duro produzido em fábricas especiais e em quantidade dez vezes maior que o primeiro. Em sua manufatura empregam-se hulhas graxas especiais, em forma de pequenos pedaços úmidos, que

produzem pouco gás e se aglutinam e se soldam bem, sendo a operação feita em fornos verticais altos. Queima dificilmente com chama azulada e muito curta e sem produção de fumaça. Poder calorifico = 29.260 a 33.440 Kj. Usado nos altos fornos e operações metalúrgicas em geral.









Ou navegue por letra:



ZWCAD: Por que começar a usar?