Estudo de Caso: Empresas Teac, Roland, Hino Motors, Toyota, Murata, Apple Computer, IBM, Hewlett-Packard, General Eletric e Masland

por: Eduardo Kenji Agena

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Ano: 2018

Instituições de ensino: Universidade Estácio de Sá

Páginas: 11

Idioma: Portugues

Notas:

Todos os gerentes de compras entrevistados pareciam bem satisfeitos com os resultados de seus programas JIT. Como esperado, todos os gerentes de compras que implementaram JIT indicaram que eles enfrentaram reduções substanciais no inventário de peças compradas. É irônico, no entanto, que sempre que gerentes de compra eram perguntados sobre os benefícios do JIT, a primeira coisa que geralmente veio à mente não tinha nada a ver com níveis de inventário reduzidos. Melhorias na qualidade foram quase sempre citadas como o benefício mais importante do JIT. Isto ao contrário de algumas pesquisas de benefícios JIT (Celley, et al., 1986 e Purchasing 1986) onde a redução de inventário foi reportada pela grande porcentagem de entrevistados. Os outros benefícios típicos citados foram os mesmo sendo reportados em outras pesquisas (Celley, et al., 1986 Purchasing 1986). Estas foram relações melhores com clientes, relações melhores com o fornecedor, tempos de espera reduzidos, e maior produtividade. O JIT é Apropriado em Todos os Ambientes de Negócios? Apesar de uma variedade de artigos terem sido escritos sobre empresa individuais que implementaram o JIT e os benefícios realizados por eles, ainda restava a questão sobre se o JIT é apropriado para todas as empresas sob todos os ambientes de negócios. Duas das cinco empresas japonesas que foram entrevistadas, Murata e TEAC, não estavam operando em JIT, e um número de outras empresas japonesas respeitáveis não pesquisadas eram não-JIT. Uma comparação dos respectivos ambientes de negócios das empresas não JIT e JIT sugeriam que poderia haver situações nas quais o JIT é inapropriado ou pelo menos muito difícil de implementar. As empresas JIT participando do estudo tiveram as seguintes características: 1. Consistentemente resultante do crescimento de vendas; 2. Produção de alto volume; 3. Mudanças de modelo limitadas; 4. Número limitado de opções de produto de cliente; Em contrapartida, as empresas não-JIT no grupo de estudo tipicamente tinha uma ou mais das seguintes características: 1. Demanda muito errática ou cíclica de seus produtos; 2. O produto é feito tanto para ordem ou tem inúmeras opções de produto; 3. Produção de volume muito baixa; 4. Longos tempos de espera (três a seis meses) para componentes feitos sob encomenda. A fabricação JIT requer um fluxo de produção tranquilo e uma linha de produto razoavelmente padronizada. No entanto, pode haver certas condições de negócios nas quais nenhum destes dois objetivos podem ser realizados realisticamente. Por exemplo, o TEAC está atualmente trabalhando em um programa JIT piloto para a fabricação de seus dispositivos de disco. O gerente de compra para a empresa indicou que a demanda muito errática e imprevisível por produto era de longe o maior obstáculo para o sucesso do programa JIT. A Murata também observou que a demanda muito cíclica por seus produtos de maquinário têxtil foi um grande obstáculo em sua capacidade de implementar JIT. No entanto, a Murata teve uma estratégia a longo prazo para superar a demanda cíclica por seus produtos expandindo globalmente para diversificar sua base de clientes.




Resumo

Baseado em um estudo explicativo de cinco empresas japonesas e cinco americanas, várias das quais consideravam que eles estavam usando o JIT na compra, um número de observações pode ser feita em relação a práticas de compra. Várias destas parecem em conflito com algumas declarações sobre a compra JIT na literatura. Nossas observações mais importantes incluem:
1. Empresas usando compra JIT não aplicam o JIT para 100 por cento de suas peças. Nossos itens de alto custo são tipicamente selecionados para entrega JIT;
2. Kanban raramente é escolhido em compra JIT. Além disso, itens JIT não são geralmente gerenciados pelo sistema MRP, mas em vez disso por algum método alternativo;
3. Não há relacionamento consistente entre JIT e fonte única. As empresas japonesas parecem enfatizar fonte única menos que sua contrapartida americana;
4. O processo de escolha do fornecedor associado à compra JIT é muito semelhante em empresas japonesas e americanas. Os procedimentos de controle de qualidade têm um papel fundamental na escolha do fornecedor. O contrato do fornecedor/fabricante é tipicamente informal. Um relacionamento a longo prazo é desejado; e
5. Compra JIT requer uma troca freqüente de informações entre o fornecedor e o fabricante. No entanto, é raro que empresas troquem informações de custo.
Os benefícios típicos da compra JIT são aquelas que foram divulgadas na literatura. A melhoria de qualidade e redução de inventário ou armazenamento são mais freqüentemente reportadas.
Esta nota reporta os resultados de um estudo com dez empresas americanas e japonesas em relação a suas práticas de compras e o relacionamento fornecedor/comprador. Atenção particular foi dada às práticas JIT (just-in-time) na área de compras. As empresas japonesas e americanas usam JIT nas compras de apenas peças seletivas, não usam Kanban para fazer pedidos de peças, e têm estratégias de seleção de fornecedores semelhante. As empresas japonesas e americanas incentivaram troca extensiva de informações entre fornecedores e compradores, apesar de nenhuma empresa ter fornecido informações detalhadas de custos. Uma grande descoberta que está em conflito com a literatura existente tinha a ver com uma única fonte. Não havia relacionamento consistente entre o uso de JIT nas compras e ter fontes únicas de fornecimento. De fato, as empresas japonesas entrevistadas tendem a usar fontes múltiplas de fornecimento por todos os motivos tipicamente citados nos manuais de compras e devido a extensão territorial do Japão ser bem menor que a extensão territorial dos Estados Unidos da América.

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