Além do paradigma do modelo único de produção: uma aplicação do modelo de Boyer e Freyssenet à indústria automobilística brasileira

por: Paulo Soares Sampaio ([email protected])

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Orientadores: José Rodrigues de Farias Filho ([email protected])

Páginas: 23

Idioma: Portugues

Notas:





Resumo


Sucessivos modelos foram adotados no século XX para a gestão da produção, e, nos anos 80 e 90, o Sistema Toyota de Produção estabeleceu um paradigma, que segundo Womack et al. (1992) seria a forma ótima de organizar a produção no século XXII. Contrapondo-se a estes autores, diversos pesquisadores propõem que não há um único caminho, mas diversos caminhos estratégicos, cujo sucesso depende do ambiente em que o referido modelo será ou está sendo aplicado. Boyer e Freyssenet (2001) desenvolveram um modelo que analisa as relações entre os modelos de crescimento econômico e distribuição de renda, o mercado, a força de trabalho disponível e a estratégia de lucratividade. A escolha de uma estratégia de lucratividade orienta a escolha do modelo de produção, refletindo-se na organização produtiva, portfólio de produtos e política de recursos humanos. Este trabalho apresenta possíveis caminhos da evolução dos sistemas de produção e, a partir da aplicação do modelo desenvolvido por Boyer e Freyssenet, aponta o modelo neofordista como o modelo de produção que pode levar a indústria automobilística brasileira a maiores chances de sucesso


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