Analise da influencia das mas condições de trabalho sobre a produtividade : caso pratico em uma empresa do setor metal-mecanico no estado de Minas Gerais

por: Lyra, Julio Cesar Ribeiro. / Universidade Federal de Santa Catarina Centro Tecnologico.

Enviar e-mail para o autor



Orientadores: Stange, Plinio. Sell, Ingeborg.

Páginas: 138

Idioma: Portugues

Notas:

Orientador: Plinio Stange. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnologico. Bibliografia: f. 136-138. Co-orientador: Ingeborg Sell.




Resumo

O presente trabalho tem por intuito destacar a valorização do trabalhador, fator este indispensável às empresas que implementam sistemas de gestão da qualidade total. Para tal, analisou-se a questão Condições de Trabalho (causa) e Produtividade (efeito), em uma empresa do setor metal-mecânico do estado de Minas Gerais. Como auxílio ao desenvolvimento da pesquisa, foi empregada a metodologia sinergética de análise e solução de problemas a partir das abordagens de Kepner & Tregoe (1972) e Kume (1985). O trabalho foi dividido em três fases. Na primeira fase, fez-se uma revisão bibliográfica em que caracterizou-se a importância dos fatores fisiológicos, ambientais e humanos, e seus efeitos maléficos sobre o trabalhador e a sua eficiência. Na segunda fase, abordaram-se as metodologias de análise e solução de problemas proposta por Kepner & Tregoe (1972) e Kume (1985) e, a partir de seus pontos fortes e fracos, propôs-se uma metodologia sinergética para o auxílio no tratamento da questão Condições de Trabalho e Produtividade. Na terceira e última fase, analisou-se um posto de trabalho, levantando-se seu problema de baixa produtividade e suas possíveis causas, testando-se duas das mais provavéis: a mão-de-obra e as máquinas. Descoberto que a mão-de-obra era a causa de maior influência e transformando-a em um novo problema, analisaram-se seus fatores influentes e buscaram-se soluções, através da análise ergonômica do trabalho. Por fim, pôde-se constatar que as Condições de Trabalho influenciam a Produtividade, que a metodologia proposta pode ser utilizada na análise de muitos outros sistemas produtivos, e que os estudos na área de ergonomia são indispensáveis quando a questão central é a inter-relação entre o homem e o sistema.

Enviar e-mail para o autor



Comentários ()



Veja outros trabalhos acadêmicos

Outros conteúdos

Fórum

Tire suas dúvidas e ajude outras pessoas no CIMM:

Faça uma pergunta