Determinação da influência dos parâmetros de corte (velocidade de corte, avanço e profundidade de corte) na qualidade da usinagem de moendas de ferro fundido cinzento.

por: Thiago Henrique Bezerra de Santana, Kaciê Trindade, Ulisses Borges Souto

Acessar artigo completo



Ano: 2019

Instituições de ensino: Universidade Federal de Pernambuco, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Idioma: Portugues

Logo-abcm-300
Logo-cobef-2019



Resumo

Este trabalho teve como objetivo padronizar os parâmetros de usinagem utilizados durante torneamento de rolos de moenda de cana de açúcar produzidos em ferro fundido cinzento de forma a garantir a redução nos custos de produção e o crescimento no volume de peças produzidas. Foram realizados testes de usinabilidade, em perfilamento cilíndrico externo, relacionando às variáveis “vc”, “f” e “ap”. Foram analisados o tempo total de usinagem, o desgaste de flanco médio e máximo e a quantidade de perfis fabricados antes do fim da vida útil da ferramenta. Os ensaios foram realizados com ferramentas de metal duro. Analisando os resultados dos experimentos, foi encontrada grande influência do avanço (f) no tempo total de usinagem e no desgaste de flanco médio (VB). Verificou-se uma grande influência da velocidade de corte (vc) no desgaste de flanco máximo (VBMáx). Não foi possível verificar claramente qual dos parâmetros teve maior influência no percentual de perfis fabricados antes da perda da afiação da ferramenta, pois os parâmetros apresentaram resultados similares.


Palavras chave

Acessar artigo completo



Comentários ()



Veja outros trabalhos acadêmicos

Outros conteúdos

Fórum

Tire suas dúvidas e ajude outras pessoas no CIMM:

Faça uma pergunta