A UTILIZAÇÃO DE PLANEJAMENTO FATORIAL PARA A PREDIÇÃO DE ACABAMENTO SUPERFICIAL DO PROCESSO DE FRESAMENTO DO AÇO ENDURECIDO SAE4340.

por: Renan Sanches Costa, Aderval Filho, Nelson Wilson Paschoalinoto, Jorge Ferrer

Acessar artigo completo



Ano: 2019

Instituições de ensino: Faculdade de Tecnologia SENAI, Faculdade SENAI de Tecnologia Mecatrônica, Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, Faculdade SENAI de Tecnologia Mecatrônica

Idioma: Portugues

Logo-abcm-300
Logo-cobef-2019



Resumo

O foco deste trabalho foi a utilização de um planejamento fatorial para a predição de acabamento superficial de um processo de fresamento do aço endurecido SAE4340. Um corpo de prova foi dividido em 20 partes para 10 ensaios distintos e outras 10 réplicas. Após os ensaios foi medida a rugosidade total e a rugosidade média com um rugosímetro. Como saída do planejamento fatorial obteve-se um diagrama de Pareto, gráficos comparativos entre as variáveis de entrada e a rugosidade e a função resultante para cada análise. Observou-se que a profundidade de corte teve influência significativa na rugosidade total e que a velocidade de corte teve influência significativa na rugosidade média.


Palavras chave

Acessar artigo completo




Comentários



Veja outros trabalhos acadêmicos

Outros conteúdos

Fórum

Tire suas dúvidas e ajude outras pessoas no CIMM:

Faça uma pergunta