Caracterização da resistência à deformação a quente do aço baixo carbono microligado

por: Emerson Fernandes da Cunha

Enviar e-mail para o autor



Orientadores: Prof. Dr. Alexandre da Silva Rocha

Páginas: 66

Idioma: Portugues




Resumo

Este trabalho, realizado em cooperação com a Gerdau Riograndense, tem por finalidade avaliar o comportamento do aço GG1013-M, um aço baixo teor de carbono microligado com vanádio e manganês, na laminação a quente no que tange a sua resistência à deformação, possibilitando assim a tomada de decisão em relação a modificações no processo.


Foram realizados testes em simulador termomecânico Gleeble™ para determinação das temperaturas a serem usadas no teste prático no laminador, onde testou-se lotes que cobrissem toda a amplitude da faixa de composição química da qualidade do aço em estudo.


No teste prático no laminador, foram retiradas amostras para os ensaios mecânicos, onde identificou-se, por intermédio do tratamento de dados em software estatístico, a influência da variação dentro da faixa da composição química sobre os limites de escoamento e resistência.


Como resultado, conseguiu-se determinar a faixa de temperatura mais provável, onde a resistência a deformação a quente é menor, minimizando ou eliminando as conseqüências da redução de ductilidade a quente por conta do endurecimento da matriz por precipitação dos elementos de liga em forma de compostos.


Palavra chave

Enviar e-mail para o autor



Comentários ()



Veja outros trabalhos acadêmicos

Outros conteúdos

Fórum

Tire suas dúvidas e ajude outras pessoas no CIMM:

Faça uma pergunta