Emprego da indústria sofre recuo

Queda aconteceu no acumulado de 12 meses até novembro

O nível do emprego na indústria registrou desacelaração de 1,3% no acumulado de 12 meses encerrados em novembro de 2012. De acordo com a Pesquisa Industrial Mensal de Emprego e Salário (Pimes), divulgada na manhã de hoje (11) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), As vagas no setor ficaram estáveis em novembro em relação a outubro, na série com ajustes sazonais. Na comparação com novembro de 2011, o emprego industrial caiu 1%, ao passo que, no acumulado de 2012 até novembro, o indicador recuou 1,4%.

A Pimes apontou que o número de horas pagas na indústria caiu 0,2% em novembro na comparação com outubro, descontando-se os efeitos sazonais. Na comparação com novembro de 2011, as horas pagas recuaram 0,9%, enquanto o acumulado do ano até novembro apontou para baixa de 1,9%.  No acumulado em 12 meses encerrados em novembro, o número de horas pagas caiu 1,9%.
 
O IBGE observou que a folha de pagamento real teve alta de 7,8% na passagem de outubro para novembro, já descontando os efeitos sazonais. Em relação a novembro de 2011, a folha de pagamento real subiu 10,3%, enquanto no acumulado do ano o indicador avançou 3,9% e, em 12 meses encerrados em novembro, o índice subiu 3,8%.
 
Por Diogo Martins/ Valor Econômico