Vallourec instalará em 2013 novo centro de R&D no Brasil

A fabricante francesa de tubos de aço sem costura anunciou também que reforçará o centro de pesquisa já existente em Minas Gerais

A fabricante francesa de tubos de aço sem costura Vallourec anunciou nesta quarta-feira (9) em um comunicado que irá abrir em 2013 um novo centro de pesquisa e desenvolvimento no Brasil e reforçará o que já existe em Minas Gerais.

O grupo francês, que emprega mais de 22.000 pessoas no mundo, também indicou que sua colaboração com a empresa petroleira brasileira Petrobras vai prosseguir graças à renovação do contrato para o fornecimento de produtos OCTG premium.
 
Estes produtos OCTG - Oil Country Tubular Goods - são tubos sem soldaduras "com matizes de aço e conexões na vanguarda das últimas tecnologias", explicou a Vallourec, que afirma que a Petrobras os utilizará para suas operações de exploração e produtos offshore de petróleo e gás, em particular nos campos de pré-sal.
 
"A renovação do principal contrato com a Petrobras é uma etapa importante em nossa colaboração de longo prazo, que já dura 60 anos", disse Philippe Crouzet, presidente da direção da Vallourec, citado no comunicado.
 
Com o objetivo de "antecipar as novas demandas relativas aos campos de pré-sal e os crescentes desafios nas regiões equatoriais ainda inexploradas", o grupo francês tem a intenção de abrir neste ano um novo centro de R&D no Rio de Janeiro perto do centro de pesquisas da Petrobras, o Cenpes.
 
Também prevê aumentar a capacidade de seu centro R&D atual de Belo Horizonte, em Minas Gerais.