Widia e Haimer GmbH apresentam nova geração de proteções de desengate para fresas

Widia e Haimer GmbH apresentam nova geração de proteções de desengate para fresas

A Widia já pode apresentar aos seus clientes o sistema Safe-lock da Haimer GmbH. O Safe-lock é um sistema de proteção de desengate e adaptador para ferramentas de corte com haste arredondada, que garante proteção em tarefas de corte pesadas. O sistema combina uma característica de bloqueio efetivo com uma elevada precisão central para uma confiabilidade melhorada do processo, uma vida útil da ferramenta de corte duradoura e um aumento de produtividade.

São desenvolvidos continuamente materiais leves e de elevada  resistência, tais como ligas de titânio, Inconel e novas ligas de  titânio estão sendo investigadas por fabricantes de várias indústrias,  incluindo a indústria aerospacial, de defesa, da energia e dos  transportes. Não só desafiam, de forma significativa, a maquinagem, como  também as pressões competitivas destas indústrias globais tornam a  procura por soluções de produção eficientes uma prioridade.
 
"Este fato tornou-se muito mais evidente nos últimos anos, desde que  começaram a aparecer no mercado estas ferramentas de corte de elevado  desempenho, que facilitam este tipo de maquinagem", diz o gestor líder de produtos para sistemas de ferramentas Widia, Doug Ewald. 
 
O perigo das fresas serem retiradas do porta-ferramentas com estas  forças extremas tem aumentado significativamente. Um exemplo disso é a  porta-ferramentas de estreitamento com fricção para bloqueio. Tem uma  grande precisão, mas a sua força de aperto pode não ser suficiente para  operações mais duras.
 
A resposta da indústria convencional sobre este assunto tem sido, ao  longo dos anos, exigir que todas as ferramentas de corte tenham hastes  Weldon. A haste reta da Weldon, com uma "drive flat" para bloqueio e um  parafuso de aperto, foi desenvolvida para compensar as forças de  desengate e para acionar as fresas o máximo possível, nas operações mais  duras e em outros tipos de operações de elevada remoção de metal.  Estima-se que cerca de 70% dos consumidores utilizam porta-ferramentas  convencionais da Weldon para desgaste grosseiro por motivos de  segurança, uma vez que o parafuso de aperto cria um bloqueio efetivo.  Contudo, devido a características de desvio e contato de regulação da  ferramenta de corte, a ferramenta é pobre em precisão e em fugas de  metal. E pode ainda encurtar a vida útil da ferramenta.
 
Moagem de elevado desempenho fiável
O Safe-lock é um sistema de proteção de desengate para ferramentas de  corte com haste arredondada. As ranhuras helicoidais são afiadas na  haste da ferramenta. Estas, em conjunto com os respectivos "pin drivers"  no porta-ferramentas, impedem que a ferramenta comece a girar ou que  seja retirada do portador em condições extremas de maquinagem. Uma vez  que o trajeto helicoidal das ranhuras Safe-lock significa que o  comprimento das ferramentas pode ser ajustado, as ferramentas podem  voltar a ser afiadas e configuradas como habitualmente.
 
Ele pode ser combinado com os sistemas porta-ferramentas mais  recentes, tais como a tecnologia de montagem por aquecimento, pois pode  ser usada tanto para situações de elevada velocidade como para situações de remoção pesada de chips. O mandril é aquecido como habitualmente e a  ferramenta inserida com um ligeiro movimento giratório. Os elementos de  bloqueio do sistema Safe-lock encontram o seu caminho nas ranhuras,  quando a ferramenta é colocada na posição de bloqueio. Na posição de  libertação da ferramenta, é utilizada uma mola para ajudar a soltar a  ferramenta. Passados alguns segundos, o porta-ferramentas esfria criando  assim o bloqueio por pressão efetivo.
 

Tópicos: