Petrobras e empresa japonesa devem produzir etanol em PE

Fonte: Portal Exame - 12/06/07

A Petrobras informou, em comunicado, assinatura de memorando de entendimentos com a empresa japonesa Itochu Corporation ontem em Tóquio, para avaliar o potencial de produção de etanol, biodiesel e bioeletricidade, a partir da cana-de-açúcar e oleaginosas. De acordo com o informe da empresa, a avaliação de potencial deve ocorrer na região denominada canal do sertão pernambucano, nos Estados de Pernambuco e da Bahia.

Ainda segundo a estatal, os estudos previstos no memorando "incluem o cultivo da cana-de-açúcar, pinhão manso e dendê na região do semi-árido, tendo a irrigação como principal fonte de fornecimento de água e garantia de produção das matérias-primas para os biocombustíveis durante o ano inteiro, sem os impactos da sazonalidade climática encontrados em outras regiões do País". A empresa informou ainda que será avaliada, também, "a melhor logística de escoamento da produção futura para atender, de forma segura e competitiva, o mercado japonês e os demais mercados potenciais internacionais".

A estatal lembrou, no comunicado, que o canal do sertão pernambucano é uma região de 150 mil hectares, localizada na área de atuação da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco e Parnaíba (Codevasf), que abrange 16 municípios em Pernambuco, entre os quais Petrolina, Ouricuri, Trindade e Araripina, além do município de Casa Nova, na Bahia.

Tópicos: