Portugal cria a primeira 'casa para robôs'

Fonte: Agência Lusa - 11/06/07

A primeira casa para robôs em todo o mundo, chamada Robotarium, com 45 "inquilinos", quase todos alimentados a energia solar, foi inaugurada nesta segunda-feira no Jardim Central do Bom Sucesso, em Alverca (região de Lisboa).

“O Robotarium é um pequeno jardim zoológico com vida artificial (animais e plantas que têm a sua autonomia)”, disse o artista plástico responsável pelo projeto, Leonel Moura, durante a cerimônia de inauguração.

Dentro da estrutura - em vidro à prova de vandalismo e aço, pintado de amarelo, uma espécie de aquário hexagonal - habitam pacificamente ratos, tubarões, aranhas, crocodilos e uma flor gigante.

Quando os "inquilinos" detectam a presença de visitas no exterior, eles se exibem, uns abrindo-se de forma vistosa, outros seguindo os passos dos visitantes ou ainda, no caso dos que estão suspensos no teto, subindo e descendo, com comportamentos tímidos ou agressivos.

“Estes robôs fazem o que eles querem e não o que eu quero. Dentro daquele espaço estão uma série de robôs que andam ali de um lado para o outro e estão na vida deles. Cada robô interpreta a informação que recebe à sua maneira, eles não fazem todos a mesma coisa”, afirmou Moura.

O artista plástico contou ainda que os robôs são “muito primitivos”, principalmente os que são movidos a raios solares, que por serem de dimensões reduzidas não captam a energia necessária para fazerem “coisas muito sofisticadas”.

“Eventualmente daqui a um mês um dois vou colocar lá dentro um robô totalmente diferente”, disse o responsável.

Moura acrescentou que é melhor visitar o Jardim Central do Bom Sucesso durante o dia, por de noite os robôs estarão parados, já que se movem com a energia solar.

“Mesmo com pouca luz eles carregam, só que precisam de muito mais tempo para arranjarem a energia suficiente para se mexer”, disse Moura.

Projeto

O Robotarium é um projeto de Leonel Moura, que desde os anos 90 se dedica à bioarte, com implementação robótica da empresa IdMind e apoio da Prefeitura de Vila Franca de Xira.

Em setembro será publicado um livro, bilíngüe, sobre o Robotarium, que será lançado durante uma conferência sobre robótica em Vila Franca de Xira, anunciou a prefeita da cidade, Maria da Luz Rosinha, durante a inauguração da casa de robôs.

Na conferência de robótica será apresentado um pequeno filme sobre todo o processo de criação do Robotarium, em que serão incluídos testemunhos de crianças, já que eles são o principal público-alvo, revelou Moura.
   

Tópicos: