Produto da Henkel evita adesão de respingos de solda

Produto da Henkel evita adesão de respingos de solda

Com o objetivo de oferecer maior eficiência e produtividade nos processos de soldagem, a Henkel, que atua na área de adesivos, selantes e tratamento de superfícies, criou tecnologias para proteção da tocha de soldagem e para proteção de componentes soldados. Essas novidades visam a acabar com a adesão das partículas de metal produzidas durante o processo de soldagem na tocha e nas peças, que causam perda de produtividade e comprometem a qualidade da solda.

A tecnologia de proteção para a tocha de soldagem (bocais e bicos) é denominada Ceramishield, uma proteção cerâmica que forma uma camada protetora, cuja alta resistência térmica é capaz de aumentar a vida útil do equipamento em quatro a cinco vezes. “Sua aplicação evita o mau funcionamento de todo o processo, pois impede a aderência de respingos nos componentes da tocha”, explica o especialista da Henkel Leandro Prudencio Silva.
 
 
O produto possui dois tipos de aplicação: a versão com aplicação automatizada (em bicos e bocais de robôs), o Ceramishield RobotIQ, é feita de forma automática, integrada com os robôs de soldagem para máxima produtividade; e a versão em aerossol, o Aerodag Ceramishield, que é aplicada manualmente nos bicos e bocais da tocha e também nos dispositivos de fixação das peças de robôs, conferindo a mesma proteção do Ceramishield RobotIQ.
 
Proteção para componentes
Já a tecnologia de proteção para as superfícies soldadas é representada pelo Bonderite 7300 ASW, produto base água e livre de silicone. Com produção local, o Bonderite 7300 ASW apresenta alta eficiência na prevenção contra adesão de respingos de solda nas superfícies soldadas em processos MIG/MAG.
 
Pode ser utilizado em superfícies de Aço Carbono, Galvanizado ou Alumínio o que garante ótima versatilidade. Sua remoção é por lavagem simples, sem precisar interromper o processo produtivo. Além disso, pode ser aplicado por spray manualmente, automatizado (uma vez instalados equipamentos específicos para esse fim), ou por trincha nas peças antes da soldagem, formando uma camada fina de proteção.
 
Segundo Silva, o grande destaque das novas tecnologias é a inovação. “O Ceramishield é um conceito novo no segmento, livre de óleo e silicone e de alta resistência, protegendo os bicos e bocais por longos períodos em toda a faixa de temperatura de soldagem”, afirma.

Tópicos: