Produção industrial recua 1% e tem a maior queda desde janeiro

A produção industrial registrou queda de 1% em setembro na comparação com agosto

A produção industrial registrou queda de 1% em setembro na comparação com agosto, quando o resultado tinha sido de alta de 1,7% ante julho. A retração de agosto para setembro é a mais intensa desde janeiro deste ano, quando a produção recuou 1,8%.

A produção da indústria inverteu, em setembro, uma sequência de três meses consecutivos de resultados positivos. Entre junho e agosto, o setor acumulou uma alta de 2,2%.
 
Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (01) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
 
Na comparação com setembro do ano anterior, houve queda de 3,8%. Com isso, o acumulado do ano foi de -3,5%. Nos últimos 12 meses, a produção industrial registrou queda de 3,1%.
 
Entre as quedas de destaque na comparação com agosto, estão os setores de máquinas e equipamentos (-4,8%), produtos químicos (-3,2%) e alimentos (-1,9%).
 
Já as altas mais significativas foram registradas pela indústria farmacêutica (6%) e outros equipamentos de transporte (4,4%).
 
Veículos
Principal responsável pela retomada da indústria de junho a agosto, o setor de veículos automotores registrou queda de 0,7% de agosto para setembro.
 
Beneficiado pela redução de IPI, o ramo viu uma antecipação de compras em agosto diante da perspectiva do fim do incentivo fiscal.
 
Diante disso, houve uma perda de ritmo de produção em setembro.

Tópicos: