Volvo planeja piloto automático para congestionamento

Através de câmeras e sensores, o novo sistema possibilita a condução autônoma em tráfegos lentos de até 50 km/h.

A Volvo está desenvolvendo uma nova tecnologia para a condução autônoma: um piloto automático que funcione em um tráfego lento de até 50 km/h. O novo sistema é uma evolução do Adaptive Cruise Control e do Lane Keeping Aid technology, tecnologias presentes no Volvo V40, lançado no início de 2012. Segundo estimativas da montadora, a nova tecnologia deve estar pronta para ser implementada em veículos luxuosos da Volvo no ano de 2014.   

"Esta tecnologia torna a condução mais relaxada em congestionamentos, que é uma parte menos atraente de condução diária em áreas urbanas. Oferece uma tecnologia segura e sem esforço em tráfego lento", diz o vice-presidente sênior de Pesquisa e Desenvolvimento da Volvo, Peter Mertens.
 
Com o novo sistema, o motorista ativa o o piloto automático ao apertar um botão. Assim, o motor, freios e direção respondem automaticamente. O novo Adaptive Cruise Control permitirá a condução segura e confortável por manter automaticamente um intervalo definido como o veículo da frente, ao mesmo tempo que a direção é também controlada. Tudo isso graças a câmeras e sensores instalados no veículo. 
 
"O carro segue o veículo da frente na mesma pista. Entanto, é sempre o motorista que está no comando. O condutor pode tomar de volta o controle do carro a qualquer momento", diz Peter Mertens.
 
 
Liderança
A Volvo pretende ser líder em condução autônoma, por isso investe cada vez mais nestas novas tecnologias. "Nosso objetivo é ganhar a liderança no segmento, utilizando tecnologias pioneiras para atingir clientes reais. Desenvolvendo recursos confiáveis e fáceis, pretendemos aumentar a confiança do cliente diante dessas novas funções dos veículos", explica Peter Mertens .
 
Para saber mais como funciona o piloto automático para congestionamento da Volvo, acesse o vídeo abaixo [em inglês]. 
 

 
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