Confiança da indústria cresce 1% em outubro, diz FGV

Índice chegou a 106,0 pontos, maior nível desde junho de 2011.

O Índice de Confiança da Indústria (ICI) avançou 1,0% em outubro em relação ao que foi registrado no final do mês anterior, ao passar de 105,0 para 106,0 pontos, maior nível desde junho de 2011, informou a Fundação Getulio Vargas nesta segunda-feira (29).

O Índice da Situação Atual (ISA) avançou 1,7%, para 106,8 pontos, o maior patamar desde julho de 2011. Já o Índice de Expectativas (IE) melhorou 0,3%, para 105,2 pontos,permanecendo acima da média histórica recente.
 
"Os resultados sinalizam a continuidade da recuperação gradual no ritmo de atividade do setor industrial", afirmou a FGV.
O indicador que avalia o nível de estoques foi o que mais contribuiu para a alta do ISA. A proporção de empresas com estoques excessivos recuou de 6,1 para 5,6 por cento em outubro, enquanto a de empresas com estoques insuficientes aumentou de 2,1 para 4,1 por cento. De acordo com a FGV, este resultado é compatível com um quadro de normalidade de estoques na média da indústria.
 
Já o indicador de expectativas sobre a contratação de mão de obra nos meses seguintes teve o maior impacto sobre o IE no mês, com uma alta de 1,7% em relação a setembro, ao passar de 109,9 para 111,8 pontos.
 
Entretanto, esse indicador continua em nível relativamente baixo, mostrando que o ritmo de contratações da indústria ainda não foi fortemente influenciado pela aceleração da atividade do setor nos últimos meses, destacou a FGV.
 
A proporção de empresas que esperam aumentar o total de pessoal ocupado passou de 20,3% para 24,5%, enquanto a parcela das que esperam diminuir a contratação também aumentou, de 10,4% para 12,7%.
 
O Nível de Utilização da Capacidade Instalada (NUCI) alcançou 84,2% em outubro, o maior patamar desde junho de 2011, ante 84,1% em setembro.
 
O desempenho melhor do setor industrial vem ajudando na recuperação da atividade econômica do segundo semestre, depois de um começo de ano sem brilho afetado pela crise internacional.
 
A produção industrial brasileira subiu em agosto 1,5% frente a julho, no melhor resultado desde maio de 2011. E em setembro a indústria de transformação liderou a geração de novos postos de trabalho na economia brasileira.

Tópicos: