Inovar: uma questão de percepção

Inovar: uma questão de percepção

Para promover a inovação em um negócio, há necessidade de se adotar uma estratégia. Além das “need seekers”, que buscam antecipar as necessidades de mercado, e das “technology drivers”, que fazem uso intenso de tecnologia para inovar, tem ainda outra estratégia de inovação normalmente utilizada por empresas. Segundo estudo da Booz & Company, são as chamadas “market readers”, empresas que aperfeiçoam o que já existe, aproveitando as tendências de mercado.

Essas empresas estão sempre atentas à movimentação de seus concorrentes e de seus potenciais clientes. O poder de reação aliado a uma forte estrutura de pesquisa e desenvolvimento são as suas principais características. Mas como implantar tal estratégia?
 
Durante o século 19, enormes colheitadeiras puxadas a cavalo eram uma cena corriqueira nos campos norte americanos. Apesar de, ocasionalmente, serem puxadas por mais de 40 cavalos, muitas vezes esta força não era suficiente, exigindo muito esforço por parte dos lavradores da época.
 
Observando esta situação, em 1890, o americano Benjamin Holt iniciou experimentos para trocar a tração animal pela tração por tratores a vapor, já utilizados nas propriedades rurais. No entanto, naquele tempo, os motores a vapor eram enormes e constantemente atolavam em terrenos macios, levando dias para desatolar. Além disso, o conjunto trator-colheitadeira exigia um contingente de até 6 homens, uma vez que as máquinas eram difíceis de conduzir. 
 
Para aumentar a área de contato com o terreno a fim de reduzir o risco de atolamento, Holt teve a ideia de substituir as rodas por esteiras. Assim, no início do século 20, após os testes com o primeiro trator a vapor tipo esteira, o interesse do mercado pelo novo produto, mais fácil de operar e mais ágil, foi imediatamente percebido. No entanto, pouco tempo depois, ao
trocar a propulsão a vapor pela propulsão a gasolina, as colheitadeiras com tratores de esteira passaram quase a ser um item obrigatório, aposentando definitivamente a tração animal em muitas propriedades rurais.
 
No embalo do sucesso de vendas, em 1925, por meio da fusão com outra fabricante de tratores, Holt fundou a Caterpillar Tractor CO. Desde então, o desenvolvimento
e a introdução de inovações em seus produtos nunca cessaram. Sequencialmente, a Caterpillar promoveu
ainda a introdução do motor a diesel em sua linha de montagem e a invenção da esteira lubrificada e hermética, prolongando a vida útil dos materiais através da redução do contato entre os metais.
 
A história de sucesso da Caterpillar originou-se a partir da percepção da oportunidade de aprimoramento sobre um equipamento já existente e usual na agricultura da época. Desde então, a sua capacidade inovadora a mantém
como uma empresa líder no mercado. Atualmente, a Caterpillar é a maior fabricante mundial de equipamento pesado para a construção civil, florestal e mineração.
 
Neste ambiente altamente competitivo, existem diversas estratégias que uma empresa pode adotar para promover a inovação em seu negócio. Escolha a sua!

 


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