Kia produzirá carros em Piracicaba

Os modelos serão produzidos a partir de 2013 na fábrica recém-inaugurada da Hyundai.

Da fábrica que a Hyundai acaba de inaugurar em Piracicaba, no interior de São Paulo, sairão também veículos da Kia a partir de 2013. As duas empresas sul-coreanas pertencem ao mesmo grupo.

O anúncio oficial será feito na próxima semana, durante o Salão do Automóvel de São Paulo, entre os dias 24 de outubro e 4 de novembro, pelo presidente da filial brasileira da Kia, José Luiz Gandini.
 
Ainda não há detalhes sobre os modelos que serão feitos aqui. Os mais cotados são o subcompacto Picanto e o sedã médio Cerato. Além de serem os automóveis mais vendidos pela marca no País, os dois dividem vários componentes, como motores e transmissões, por exemplo, com a linha que a Hyundai está lançando no Brasil – o primeiro carro é o HB20. A mesma base dará origem a um sedã e um crossover.
 
Essa foi a única maneira encontrada pela Kia para se enquadrar no Inovar-Auto, acordo automotivo que prevê benefícios às montadoras instaladas no País e foi anunciado há duas semanas. O programa também inclui incentivos às empresas que investirem em novas tecnologias, principalmente voltadas à segurança e redução de consumo de combustível, que se traduz em diminuição das emissões de poluentes.
 
Kia e Hyundai não são as primeiras montadoras a dividir uma fábrica no Brasil. Volkswagen e Audi já produziram Golf e A3, respectivamente, em São José dos Pinhais, no Paraná.
 
Na mesma cidade fica a planta brasileira de Renault e Nissan. E da linha de montagem em Porto Real, no interior do Rio de Janeiro, saem todos os Peugeot e Citroën nacionais.
 
Por Tião Oliveira/ Jornal do Carro

Tópicos: