21ª Mercopar começa amanhã

Feira começa amanhã (02) com a presença de quase 600 expositores em Caxias do Sul

Reconhecida como a mais importante Feira de Inovação e Subcontratação Industrial da América Latina, a Mercopar reunirá quase 600 expositores a partir de amanhã (02) no Centro de Feiras e Eventos da Festa da Uva, em Caxias do Sul. 

Durante quatro dias, as micro e pequenas empresas terão a oportunidade de fechar negócios, reforçar o relacionamento comercial com clientes e fornecedores, conhecer novas tecnologias em produtos e serviços e ter acesso a toda estrutura oferecida durante a mostra, por meio de palestras, debates, assessorias especializadas e outros eventos paralelos.
 
Os negócios realizados em 2012 chegaram a R$ 124 milhões, número que deverá crescer cerca de 9% nesta edição. Para isto, contribuem os contatos realizados durante o Projeto Comprador e as Rodadas de Negócios, que no ano passado chegaram a cerca de R$ 22 milhões. 
 
O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/RS, Vitor Augusto Koch, salienta que “ano após ano, a Mercopar se transforma no palco adequado para que as empresas apresentem suas novidades, dando um salto em matéria de competitividade, com expressivo aumento no volume de vendas, valorizando e consolidando seus produtos”. 
 
Sustentabilidade e inovação
Um dos focos da Feira este ano é a inovação, com palestras e mesa redonda sobre o tema. No dia 3 de outubro, a partir das 18h, o Cientista-Chefe da IBM Brasil, Fábio Gandour, que coordena a área de pesquisa na filial brasileira da companhia, fará a palestra "Inovação, competição e lucratividade: o que uma coisa tem a ver com a outra?". Esta atividade faz parte de um novo modelo de pesquisa que pratica o conceito de “ciência como negócio". 
 
Já no dia 4 de outubro, a partir das 18h30, será realizada uma mesa-redonda, com mediação do jornalista gaúcho Affonso Ritter, na qual a sustentabilidade estará em pauta. O tema "Produção Mais Limpa no Contexto da Sustentabilidade" será abordado por Fernando Almeida, que possui mais de 30 anos de experiência profissional nos setores empresarial, governamental e acadêmico. 
 
Já o tema "Muito Além da Economia Verde" será abordado por Ricardo Abramovay, professor titular do Departamento de Economia da FEA e do Instituto de Relações Internacionais da USP, pesquisador do CNPq e coordenador do Projeto Temático FAPESP sobre Impactos Socioeconômicos das Mudanças Climáticas no Brasil.