Gerdau desenvolve aço para geração de energia eólica

O aço 42CrMo4 modificado foi criado especialmente para a produção de fixadores para torres de aero geradores.

A Gerdau, uma das principais fornecedoras de aços longos especiais para a indústria automobilística no mundo, desenvolveu um novo produto para o setor de geração de energia eólica. Novidade no mercado nacional, o aço 42CrMo4 modificado foi  criado especialmente para a produção de fixadores para torres de aerogeradores.

O aço desenvolvido traz competitividade à cadeia pois atende ao elevado grau de exigência de propriedades mecânicas a um menor custo, fazendo frente às demais opções de produtos encontrados no mercado mundial.
 
Desse modo, será possível substituir os componentes, até então importados, por fixadores produzidos no Brasil com matéria-prima nacional, contribuindo para a elevação do conteúdo local nos parques eólicos em construção.
 
Segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), atualmente, o Brasil conta com 63 projetos de parques eólicos em construção e mais 202 projetos outorgados ainda não construídos. Juntos, eles fornecerão 7.259 MW de acréscimo ao Sistema Interligado Nacional. A energia eólica é uma fonte de energia limpa e renovável e o desenvolvimento de produtos que suportam a expansão destas tecnologias reforçam as práticas ambientais e sustentáveis.
 
Gerdau  
A Gerdau é líder no segmento de aços longos nas Américas. Com mais de 45 mil colaboradores, possui operações industriais em 14 países – nas Américas, na Europa e na Ásia –, as quais somam uma capacidade instalada superior a 25 milhões de toneladas por ano. 

Tópicos: