Voith vai atender plataformas na bacia de Santos

Fabricação de variadores serão feitas em 2013 no Brasil

 

A Voith Turbo, braço da alemã Voith para equipamentos industriais, fechou um contrato para fornecer 60 variadores de velocidade para a Petrobras. Os equipamentos, que são usados, por exemplo, no controle da velocidade de compressores, serão destinados a oito plataformas nos campos de Lula (ex-Tupi), Iara e Júpiter, na bacia de Santos.
 
A primeira leva dos variadores, que será entregue em novembro, vai ser fabricada na Alemanha. A partir do ano que vem, os equipamentos terão parte da fabricação realizada no Brasil, com objetivo de atender aos requisitos de nacionalização do governo.
 
Segundo Jorge Jappur, gerente executivo da Voith Turbo para América Latina, a empresa está investindo R$ 12 milhões para expandir a unidade fabril em São Paulo (SP) e instalar uma linha de montagem e um banco de provas. A unidade tem hoje cerca de 20 funcionários, número que deve chegar a 30. A área construída passará de 4,5 mil metros quadrados para 6 mil metros quadrados.
 
O executivo disse ao Valor que a unidade estuda trazer a montagem de outros equipamentos para o Brasil. "Estamos estudando um outro produto que são os turborredutores", disse. Jappur afirmou que o trabalho com fornecedores locais e montagem no país tem se desenvolvido bem e apresentado bons resultados aqui. A Voith Turbo também tem intenção de fechar novos contratos de variadores de velocidade com a Petrobras, informou.
 
Por Ana Fernandes/Valor Econômico

Tópicos: