Okuma lança sua maior máquina de cinco eixos

A empresa irá lançar mais oito novas máquinas na IMTS, em setembro, nos Estados Unidos

Em julho, a Okuma, tradicional fabricante de máquinas operatrizes de última geração, investiu R$ 1 milhão na implantação de uma nova sede, localizada na Vila Olímpia, em São Paulo. Porém, as novidades para este ano não param por aí. A empresa lançará em setembro oito novas máquinas, incluindo o maior centro de usinagem de cinco eixos já produzido pela Okuma, o MU 1.000. 

"De alta velocidade, a máquina possui uma mesa com sistema ‘Trunnion’, com palete de 1 metro x 1 metro, com alto torque e função high speed. A máquina é projetada para as aplicações mais difíceis.", explica o gerente geral da Okuma no Brasil, Alcino Bastos.
 
Outra novidade é o VTM-1200YB, uma máquina multitarefa vertical de cinco eixos, que permite tornemaento de grandes diâmetros, além de usinagem de perfis complexos e processo intensivo de usinagem. Os cinco eixos permitem alta flexibilidade e eficiência de produção. De acordo com a empresa, as principais vantagens são a rapidez na troca de ferramentas e peças de trabalho e ocupação mínima de espaço, pois possui um layout compacto quando comparado aos modelos similares existentes no mercado.
 
Segundo o gerente de vendas da Okuma para a América do Sul, Carlos Eduardo Ibrahim, as duas máquinas devem atender, principalmente, à indústria de energia, petróleo, gás e eólica. Ibrahim explica que, embora os empresários brasileiros saibam das vantagens das máquinas de cinco eixos, eles só as compram quando são imprescindíveis, devido ao seu custo maior. 
 
Porém, ele ressalta que não faltam profissionais para operar esse tipo de centro de usinagem. "Devido às novas tecnologias e recursos dos comandos numéricos, essas máquinas possuem cada vez mais recursos para facilitar a vida do programador/operador.", argumenta o gerente de vendas.
 
As máquinas serão apresentadas na  International Manufacturing Technology Show (IMTS), que acontece de 10 a 15 de setembro, em Chicago, nos Estados Unidos. A partir do lançamento na IMTS, as novas máquinas estarão disponíveis para início das vendas no Brasil. "Somente depois da feira poderemos iniciar as cotações delas, mas já temos vários projetos em andamento para realizar as negociações", afirma Carlos Eduardo Ibrahim.