Produção mundial de aço cresce 2% em julho

Em contrapartida, o Brasil apresentou queda de 4,1% no volume de aço produzido.

A produção mundial de aço bruto em julho teve crescimento de 2%, para 130 milhões de toneladas, na comparação com mesmo mês de 2011, informou a World Steel Association (WSA), entidade com sede em Bruxelas.

A China, maior fabricante mundial, manteve seu ritmo acelerado e, ao contrário do que se previa, exibiu crescimento de 4,2%, alcançando 61,7 milhões de toneladas no mês passado. Japão e Coreia do Sul, dois outros importantes países da Ásia no setor, também mostraram desempenho positivo.
 
Na União Europeia, afetada pela crise econômica e financeira, a Alemanha, maior produtor da região, apresentou queda de 2,1%, enquanto Espanha, Reino Unido e outros países mostraram recuperação frente a um ano atrás.
 
Nas Américas, os Estados Unidos tiveram leve expansão de 0,9% sobre julho de 2011, enquanto, na contramão, o Brasil apresentou queda de 4,1% no volume produzido em seu parque siderúrgico.
 
Conforme a WSA, cujos dados representam fabricantes em 62 países, responsáveis por 85% da produção mundial de aço, o nível de ocupação da capacidade das usinas em julho caiu para 78,7%, ante 79,6% um ano atrás. Sobre junho deste ano, 80,4%, foram quase dois pontos percentuais de queda.
 
Por Ivo Ribeiro/ Valor Econômico

Tópicos: