Cientistas criam material de carbono tão resistente quanto o diamante

Novo material poderá ser utilizado nos setores de mecânica, eletrônicos e indústria

Uma equipe de cientistas americanos, liderada por Lin Yang, conseguiu criar um material de carbono super-resistente que chega a ser tão forte quanto o diamante. O estudo foi publicado na revista Science no último dia 17. 

Os estudos começaram com o carbono-60, que conta com átomos altamente organizados. Depois, eles adicionaram um solvente orgânico de xileno entre os átomos dessa substância para verificar como o material reagia. Em um outro momento, os cientistas submeteram a “mistura” a pressões relativamente baixas. Nessas condições, a estrutura do carbono-60 permaneceu, mas à medida que os pesquisadores aumentavam a pressão ela se modificava. 
 
Assim, os cientistas descobriram que era possível reorganizar a estrutura dos átomos do carbono. Para isso, eles elevaram a pressão exercida no material, sendo muito maior do que a da atmosfera. A presença do solvente também é fundamental, na ausência deste, as propriedades desaparecem.
 
Com isso, um novo material de carbono surgiu, com uma estrutura carbônica cristalina e desordenada. Esse material até então só estava presente em teorias."Criamos um novo tipo de material de carbono, que é comparável à do diamante em sua resistência", diz Lin Wang. O cientista explica que uma vez criado sob pressões extremas, este material pode existir em condições normais. 
 
Wang afirma que o novo material poderá ser utilizdo em diversas áreas, como nos setores de mecânica, eletrônica e na indústria em geral.