Nissan deve atrair investimentos de 30 fornecedores para o Rio de Janeiro

Nova fábrica produzirá 200 mil veículos por ano

 

A nova fábrica da Nissan, em Resende, deverá atrair pelo menos 30 fornecedores da indústria de autopeças. A expectativa é do secretário de Desenvolvimento, Julio Bueno, que está em Tóquio esta semana para realizar um road show junto a potenciais investidores no estado do Rio de Janeiro.
 
Promovido pela PriceWaterhouse&Coopers, o Seminário "Oportunidades do Mercado Automotivo Brasileiro para Fornecedores da Indústria Japonesa", reuniu cerca de 200 representantes do setor para assistir a palestra do secretário Julio Bueno sobre as vantagens de se instalara no Estado do Rio de Janeiro.
 
A nova fábrica da Nissan vai produzir 200 mil veículos por ano. Hoje, a Nissan importa a maior parte dos veículos que coloca no mercado brasileiro, e produz apenas uma pequena parte na fábrica da Renault, em Curitiba. Os investimentos no setor automotivo brasileiro partem da expectativa de que o mercado atinja a seis milhões de veículos no final da década ante cerca de 3,8 milhões atualmente.
 
Além dos cerca de dois mil empregos diretos que serão gerados pela nova fábrica da Nissan em Resende, há no mínimo outros dois mil, que são esperados por conta da instalação de fornecedores no entorno da nova fábrica. Mais da metade deste total (1,28 mil empregos) já foi anunciada pelos primeiros seis fornecedores que decidiram se instalar no estado, na esteira da montadora japonesa. Ao todo são quase R$ 300 milhões em investimentos das japonesas Mitsui Steel (bobinas de aço), Yorozu (suspensão), Tachi-S (bancos), Kinugawa Rubber (tiras para vedação de portas) e CalsonicKansei (escapamento); e da francesa Faurecia (parte interna das portas).

Tópicos: