MIT firma acordo com Senai para apoiar inovação na indústria brasileira

O investimento na parceria será de US$ 180 mil anuais

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) contará com o conhecimento e a experiência do Massachusetts Institute of Technology (MIT) na operação dos 23 Institutos de Inovação que instalará até 2014. A instituição norte-americana, considerada uma das melhores do mundo em tecnologia, dará apoio ao Senai com intercâmbio, seminários e pesquisas conjuntas na elaboração dos projetos de implantação das unidades. As duas entidades assinaram acordo de cooperação industrial nesta terça-feira, 26, na Confederação Nacional da Indústria (CNI).

“Esta é uma parceria muito importante, porque o MIT tem atuação muito forte no desenvolvimento de tecnologias para empresas. Contaremos com a sua experiência para montar e qualificar os nossos projetos”, ressaltou o diretor de Tecnologia e Educação da CNI e diretor-geral do Senai, Rafael Lucchesi.
 
O investimento na parceria será de US$ 180 mil anuais, recursos que serão utilizados, inclusive, no intercâmbio de profissionais. “Com essa aproximação, no futuro teremos um ambiente favorável para trabalhos conjuntos entre a nossa equipe e o MIT”, destacou Lucchesi. Os 23 Institutos atuarão em pesquisas aplicadas com base nas necessidades da indústria em oito áreas estratégicas – produção, materiais e componentes, engenharia de superfícies, microeletrônica, tecnologia da comunicação e da informação, tecnologia da construção, energia e defesa. 
 
Além do apoio do MIT, o Senai fechou parceria, no dia 21 de junho passado, com objetivo semelhante, com a Sociedade Fraunhofer, da Alemanha. 

Tópicos: