Renault e Nissan crescem em mercado desacelerado

Expansão da rede de distribuição e aposta em segmentos populares garantiram crescimento

 

A aliança Renault-Nissan passa por seu melhor momento no Brasil. Em meio ao desempenho negativo das montadoras, a dupla nipo-francesa é a única que tem conseguido melhorar as vendas entre as maiores empresas do setor instaladas no país.
 
Impulsionada pelo sucesso do compacto March, a Nissan mais do que dobrou as vendas neste ano e alcançou fatia de mercado de 3,5%. Já a Renault cresce a um ritmo de 30% ao ano e se consolida como a quinta marca. Juntas, têm mais de 10% de participação e ultrapassam a quarta colocada, a Ford (9,4%). A boa performance reflete a decisão de explorar os segmentos mais populares e de expandir a rede de distribuição. "A Nissan sempre foi muito focada em produtos de alto valor agregado. O acerto da marca foi apostar também no mercado de compactos e sedãs pequenos", diz Raphael Galante, analista da Oikonomia, consultoria especializada no mercado automotivo.
 
A Renault elevará sua capacidade anual de produção em 100 mil carros, para 380 mil. "Vamos ter condições de fabricar um carro por minuto a partir de 2013", diz Gustavo Schmidt, vice-presidente comercial. Para ele, o franco crescimento no Brasil reflete a renovação da linha de produtos nos últimos anos, aliada ao crescimento da rede de distribuição a um ritmo de 30 novas revendas por ano e estratégia agressiva no segmento corporativo.
 
Por Eduardo Laguna/Valor Econômico

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