Produção industrial em abril recua, aponta CNI

Cenário segue negativo e índice de emprego cai pelo sétimo mês consecutivo

A produção industrial brasileira ficou menor no mês de abril, segundo a pesquisa Sondagem Industrial da Confederação Nacional da Indústria (CNI), divulgada nesta terça-feira. O índice que mede o nível de produção registrou 45,3 pontos no mês passado, ante 54,6 pontos de março. Em abril de 2011, o índice de produção ficou em 47,2 pontos. Já o índice que mede o nível médio de Utilização da Capacidade Instalada (UCI) ficou em 71% em abril, ante 72% em março. Em abril de 2011, foi de 73%. Em uma escala de 0 a 100, os valores acima de 50 indicam aumento da atividade, do emprego, acúmulo de estoque indesejado e o nível de UCI acima do usual.

 
Segundo a CNI, o cenário industrial segue negativo. A confederação avalia que uma vez passado o efeito da sazonalidade positiva em março, os resultados da sondagem industrial de abril mostram "que não houve mudança no cenário de dificuldades apresentado pela indústria". A CNI ressalta, ainda, que os índices mostram queda do emprego pelo sétimo mês consecutivo e novo recuo da produção.
 
Outro problema é que os estoques voltaram a aumentar e se distanciar do nível desejado. Em abril, o índice ficou em 50,9 pontos (49,8 pontos em março), e o índice efetivo em relação ao planejado alcançou 53 pontos (51,6 pontos em março).
 
Pacote
A redução do IPI nos automóveis decidida pelo governo num pacote de medidas para estimular o consumo é importante, mas pontual, e deve ser acompanhada de ações de longo prazo, disse o presidente da CNI, Robson Andrade.
 

Tópicos: